Raul Rojas, pesquisador de inteligência artificial da Free University em Berlim, disse nesta sexta-feira (23) que a tecnologia rastreia o movimento do olho do motorista e, na rotação, conduz o carro em qualquer direção para a qual ele esteja olhando.
Rojas e o grupo apresentaram o protótipo da tecnologia em um aeroporto da capital germânica.
Chamada de eyeDriver, a tecnologia conduz o carro a 50 km/h.
"O próximo passo será dirigi-lo a 95 km/h", disse Rojas.
Ultimamente, contudo, o pesquisador de nacionalidade mexicana, está mirando algo ainda maior: "o grande desafio é, obviamente, dirigir em uma cidade com pedestres e muitos obstáculos."
Mas não está claro quando --ou se-- a tecnologia vai ser comercializada, assim como questões sobre segurança e praticidade: o que acontece olhando para uma garota bonita, próxima à estrada, pro alguns segundos? Sem mencionar falar ao telefone ou escrever uma mensagem de texto enquanto se dirige.
Os pesquisadores têm uma resposta aos motoristas distraídos: o carro também é um veículo autônomo, equipado com navegação GPS, câmeras, lasers e scanners que o habilitam para dirigir sozinho.
"O carro pode fazer qualquer coisa. Ele pode dirigir de forma autônoma, ou pode ser guiado pelos olhos do motorista", afirma Rojas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário