segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Nokia deve vender mais de 500 milhões de celulares em 2010, diz jornal

A fabricante de celulares Nokia venderá mais de 500 milhões de aparelhos neste ano, acima das expectativas do mercado, afirmou o chefe da unidade de telefonia móvel da empresa, Rick Simonson, ao diário indiano "Economic Times", em entrevista.
"Em 2010, a Nokia distribuirá mais de 500 milhões de unidades pelas três plataformas, o que corresponderá a cerca de 40% do mercado mundial", afirmou.
Em uma pesquisa da Reuters realizada em novembro, os analistas esperam em média que a Nokia venda 458 milhões de telefones em 2010 e 424 milhões em 2009.
Um porta-voz disse que o comentário de Simonson apenas reforça uma estimativa já anunciada em 2 de dezembro --à época a empresa previu um crescimento de 10% no volume do mercado de celulares em 2010, enquanto sua fatia de mercado deverá ser aproximadamente igual à de 2009.
Simonson, que era o vice-presidente financeiro até o fim de outubro do ano passado, afirmou ainda esperar que cerca de metade dos sistemas operacionais móveis atualmente em uso sobrevivam no que é um mercado global altamente competitivo.
"Definitivamente não há espaço o bastante para mais de quatro ou cinco sistemas operacionais", disse. Aproximadamente 10 sistemas operacionais estão disputando fatia de mercado e a Samsung Electronics planeja lançar sua própria plataforma no próximo ano.
"A escala é crítica. Por exemplo, o sistema da Palm é muito bom, mas com menos de 1% do volume global, ele não terá muito apelo junto aos desenvolvedores", disse ele.

Nenhum comentário: