quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Steve Jobs apresenta iPad, o aguardado tablet da Apple

A Apple lançou nesta quarta-feira (27) o iPad, minicomputador cuja interface parece um "iPhone expandido", nas palavras do próprio fundador da companhia, Steve Jobs. O anúncio foi feito em um evento da em San Francisco, nos EUA.

A tela do iPad tem 9,7 polegadas de dimensão. A espessura do aparelho é de 1,2 centímetro. O chip foi desenvolvido pela própria Apple, e leva o nome de A4. Serão três tamanhos de armazenamento: 16 Gbytes, 32 Gbytes e 64 Gbytes.


O dispositivo também possui conexão Wi-Fi. A duração da bateria, de acordo com a empresa, é de 10h. "Posso voar de Tóquio a San Francisco, e assistir a filmes durante esse tempo", disse Jobs.
"Que tipo de tarefas [o iPad executa]? Navegação na internet. Checagem de e-mail, diversão e compartilhamento de imagens. Exibição de vídeos. Ouvir música. Jogar games. Ler livros", listou Jobs.
A prancheta digital é baseada no mesmo sistema operacional do iPhone --o que significa que arquivos e aplicativos voltados ao smartphone serão compatíveis com o novo dispositivo da Apple.
"Agora algumas pessoas acham que se trata de um netbook --o problema é que os netbooks não são os melhores [produtos]", disse o executivo. "É um caminho melhor do que um laptop, melhor do que um telefone. Você pode escolher qualquer alternativa que quiser. Ver uma página inteira é sensacional."
O iPad executa vídeos em alta definição. "Temos filmes, shows televisivos, clipes musicais", disse Jobs, enquanto a tela exibia um trailer do filme "Star Trek".
A tela do aparelho é sensível a múltiplos toques simultaneamente. Assim como no iPhone, a plataforma do tablet estará aberta para que programadores desenvolvam aplicativos.
A resolução da tela pode ser dobrada, e aplicativos podem ser exibidos em tela inteira, segundo demonstrou Scott Forstall, vice-presidente de software da Apple.
"Achamos que capturamos a essência da leitura de jornais. Uma experiência superior na aplicação nativa", disse Frostall. O layout do jornal "The New York Times" aparecia em formato de papel standard.
À medida que se navega no jornal, as fotos se ampliam. Vídeos do "NYT" também rodam no iPad.
Steve Jobs voltou ao palco para demonstrar o aplicativo voltado para livros, o iBooks. "A Amazon fez um excelente trabalho pioneiro, e nós vamos atrás disto. Nosso novo aplicativo se chama iBooks", anunciou. A principal característica do iBooks é a possibilidade de mudança de fonte, segundo demonstrou o executivo.
A compra de livros será feita por meio da loja virtual --semelhante à App Store. As grandes editoras norte-americanas já formalizaram parceria com a Apple.
Mercado
O lançamento do tablet vem em um momento em que analistas estimam um lucro de US$ 1 bilhão para a Apple no mercado de aplicativos.
Recentemente, a empresa de pesquisas Gartner divulgou um relatório no qual aponta que mais de US$ 4,24 bilhões foram gastos em aplicativos móveis em 2009, com participação da Apple contabilizada em 99,4% deste segmento, em um total de 2,516 bilhões de downloads.
Ainda segundo a projeção, o mercado deve se ampliar para US$ 6,8 bilhões de dólares em 2010, e US$ 29,5 bilhões de dólares em 2013.

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