segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Campus Party espera receber 100 mil visitantes, diz organização

O maior evento de tecnologia do país deve receber 100 mil visitantes até domingo (31). Essa é a previsão dos organizadores da Campus Party, que começou nesta segunda-feira no Centro de Exposições Imigrantes, na zona sul de São Paulo.
Para a área reservada aos debates, inscreveram-se 6 mil campuseiros.


Dos campuseiros que se inscreveram no evento, 50% são de São Paulo, 17% do Rio de Janeiro e 9% de Minas Gerais. No entanto, há inscritos de todos os Estados do Brasil. "Ontem [domingo] mesmo chegou um grupo de baianos, o que mostra que eles não são lentos como se pensa", brincou o diretor-geral do evento, Marcelo Branco.
Há também participantes de 20 países, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, França, Guatemala, México e Suécia.
Blogs
Um ponto forte do evento neste ano é a incorporação ainda mais intensa das redes sociais, segundo Marcelo Branco.
Tanto que, argumenta ele, a sub-área de Blogs é a maior em número de inscritos este ano; no ano passado era a terceira maior --não foram fornecidos números específicos.
As grandes áreas com mais inscritos foram a de Criatividade, com 35,4% --que engloba, além da sub-área de Blogs, as de Design, Fotografia, Música e Vídeo--, a de Inovação, com 34,1% --Desenvolvimento, Segurança e Rede, além de Software Livre--, seguidas por Entretenimento Digital, com 19,8% --Games e Simulação-- e Ciência, com 10,6% --Modding e Robótica.
Até domingo, serão 353 atividades e 600 horas de programação, divididas nas 12 temáticas. Os organizadores dizem que, mesmo com a crise, conseguiram 54 patrocinadores. Houve ao menos R$ 7,5 milhões em investimentos, dizem os organizadores.
A principal patrocinadora da Campus Party é a Telefônica, líder de reclamações do Procon que costuma ser vaiada, ano após ano, na abertura do evento.
Censo geek
A maioria dos inscritos, 65%, declarou que vai com seus computadores; desses, 76% vão levar notebooks. As mulheres constituem 25,2% dos inscritos, o que repete a participação feminina de 2009. A primeira edição do evento, de 2008, teve uma participação feminina bem inferior, de cerca de 11%.
"Gostaríamos que fosse maior, afinal, a participação delas na rede é mais da metade", diz Marcelo Branco. "Ainda assim, comemoramos, porque, entre os eventos de tecnologia, é onde mais se vê mulheres."
Dos inscritos, 68% possuem entre 18 e 29 anos. "É uma faixa etária importante, por sua influência na rede", comenta o diretor.
Agitação e sono
Paco Ragagellos, presidente da Futura Networks, empresa que organiza o evento, afirmou também que o Campus Party no Brasil é diferente de outros países, como na Colômbia. "Lá fora é um silêncio, as pessoas dormem", diz ele. E Branco ressalta que "esse caráter de festa é algo que não queremos que se perca".
Apesar disso, neste ano, a organização removeu os saraus, ou baladas noturnas. Os shows, em 2009, ficavam muito próximos das tendas onde dormem os participantes e atrapalhavam seu sono. "Erramos ano passado; no ano que vem, esperamos resolver isso, conciliando melhor os interesses", diz ele.

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