sábado, 9 de janeiro de 2010

Família do autor de "Blade Runner" pode processar Google

Envolvida recentemente em diversos processos relativos à violação de direitos autorais por conta do serviço Google Books, a gigante da internet está enfrentando uma nova ameaça judicial. A família do escritor Philip K. Dick, autor de "Caçador de Andróides" (mais conhecido por "Balde Runner"), "Ubik" e diversos outros livros de ficção científica, está cobrando explicações da empresa pelo nome dado ao telefone celular que ela lançou recentemente, o Nexus One.
De acordo com a revista norte-americana "Wired", os herdeiros do autor alegam que o aparelho foi batizado tendo como inspiração o androide "Nexus 6", que aparece na novela "Do Androids Dream of Electric Sheep?" (sem tradução para o português). Coincidência ou não, Android é o nome do sistema operacional utilizado pelo celular.


No lançamento do aparelho, a empresa já havia afirmado que a escolha não teve nenhuma relação com a obra de Philip Dick. Apesar disso, a família do autor teria enviado uma carta ao Google na qual pede que a palavra "nexus" não seja mais utilizada para designar o modelo e que sejam enviados documentos pertinentes ao caso em um prazo de dez dias.
Além disso, os representantes do autor reclamaram que não foi feita nenhuma consulta sobre o uso da expressão. O Google ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Nenhum comentário: