segunda-feira, 2 de julho de 2012

Visita ao YouTube e ao Google parece tour pela Disney

No café da manhã, há 11 cereais diferentes. No almoço, tem mexilhões. No jantar, alguém prepara uma margarita num dos bares ao estilo havaiano, instalados entre as baias de trabalho.
Fernanda Ezabella/Folhapress
AnteriorPróxima
Monumentos na sede do Google, nos EUA, que fazem referência às versões do sistema operacional Android, representadas sempre por algum doce, como carolina, iogurte congelado, sanduíche de sorvete e jujuba
Bem-vindos ao quartel-general do YouTube (e cuidado para não ser atropelado pelo rapaz de skate).
A empresa fica na cidade californiana de San Bruno, no Vale do Silício, a meia hora de carro da gigantesca sede da empresa-mãe, o Google, em Mountain View.
Ligando o primeiro e o segundo andar, há um tobogã de plástico vermelho. No térreo, funcionários conversam num minigolfe, enquanto alguém experimenta uma futurística cápsula de dormir.
Cada sala de reunião tem nome de um viral, como "Sad Keanu", no qual o ator Keanu Reeves aparece tristonho num banco público.
Apesar dos refeitórios generosos, há diversos cartazes sobre uma parceria com o grupo Vigilantes do Peso.
O mesmo clima se encontra no Googleplex, um aglomerado de prédios do Google, que os funcionários podem percorrer com as bicicletas próprias do local.
De bermuda, o jovem Cliff Redeker faz um tour com os jornalistas, passando longe das baias de trabalho e focando no entretenimento, como a quadra de vôlei de praia e duas pequenas piscinas.
"O conceito é ser como um campus universitário, com eventos para integrar as pessoas", disse Redeker.
Um dos prédios também tem um tobogã entre os andares, mas é de alumínio e está interditado por fazer barulho. Há cadeiras elétricas de massagem e redes espalhadas por vários ambientes -pelo menos três funcionários tiravam uma soneca.
Após Redeker exibir os painéis solares que cobrem um estacionamento, o passeio acaba ao melhor estilo Disneylândia, numa loja de produtos do Google, lotada de gente e com filas nos caixas. Além de apetrechos tecnológicos, há pirulitos e camisetas.

Nenhum comentário: