segunda-feira, 2 de julho de 2012

Em busca de usuários fiéis, Zynga aposta em rede social de games

"Grandes companhias entram em declínio quando deixam de inovar e acham que entendem 100% o mercado", diz Andy Tian, presidente da filial da Zynga na China.
Com a frase, o executivo tenta explicar a última novidade da empresa: uma rede social para jogos.
A apresentação do Zynga with Friends, ocorreu na semana passada, durante o evento Zynga Unleashed, em San Franscisco, comandado pelo executivo-chefe da empresa, Mark Pincus.
O Zynga with Friends inclui chat e um fluxo de atualizações com as ações dos amigos do usuário nos jogos.
Mark Skaggs, executivo da Zynga, apresenta "The Ville"
A rede também analisa o perfil do jogador para sugerir novos amigos com os mesmos gostos, além de permitir que até quatro pessoas, conhecidas ou estranhas, joguem ao mesmo tempo entre plataformas diferentes (Facebook, tablets e smartphones, além do próprio site da Zynga).
As funcionalidades do Zynga with Friends serão implementadas ao longo do ano, sem cronograma definido.
Com a rede, a empresa espera recuperar a confiança dos investidores --as ações da Zynga estão em baixa. De dezembro para cá, chegaram a custar US$ 15; hoje estão na faixa de US$ 5 na Nasdaq.
A Zynga também espera que as novas funções sociais e a funcionalidade multiplataforma sejam capazes de aumentar o número de novos usuários, bem como a taxa de fidelidade dos jogadores.

"CENTRAL GAMER"
Jogos de outras produtoras também farão parte da rede.
Empresas como Konami, Majesco e Atari já confirmaram títulos para a plataforma, o que pode variar bem o cardápio da Zynga e atrair outros perfis de jogadores.
Hoje, o principal motor da empresa ainda é a franquia "Ville", que já tem sete títulos e cujo expoente é "FarmVille", que fez sucesso, especialmente no Facebook, ao permitir que o jogador administrasse uma fazenda.
Mas, ao mesmo tempo que deseja ampliar a oferta de games, a Zynga ainda investe em seu grande hit: em San Francisco, anunciou "FarmVille 2" --ainda sem data de lançamento confirmada.
O novo game terá gráficos tridimensionais e, segundo a empresa, não será possível transferir à sequência itens do primeiro jogo da série.
Mesmo três anos após o lançamento, o jogo ainda é a principal fonte de receita da casa. "FarmVille", com 4 milhões de usuários diários, foi responsável por 29% do lucro da empresa durante o primeiro trimeste do ano, segundo relatório da própria Zynga.

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