segunda-feira, 30 de abril de 2012

BlackBerry pode perder mais espaço no mercado de smartphones, diz analista

A RIM, fabricante do BlackBerry, que atualmente se encontra em dificuldades, pode ceder uma fatia maior de mercado nos próximos meses, disse o analista Mark Sue, do RBC Capital Markets, nesta segunda-feira (30), na véspera do evento anual da empresa, o BlackBerry World.
Sede da RIM, no Canadá; analista prevê que fatia da empresa no mercado de smartphones pode cair para abaixo de 5%

"No competitivo mercado de smartphones, a Nokia, a RIM, a Motorola, a Sony, a LG e alguns outros estão perdendo fatia de mercado, enquanto a Samsung e a Apple continuam a crescer", escreveu Sue em nota a seus clientes.
Sue disse que, embora a RIM deva lançar uma nova geração de smartphones BlackBerry 10 até o fim deste ano, a companhia pode ver em breve sua participação no mercado mundial de smartphones cair para abaixo de 5%.
A RIM tinha uma fatia de 8,8% do mercado mundial de smartphones no quarto trimestre, de acordo com a agência de pesquisa Gartner, uma queda ante 14,6% no mesmo período no ano anterior. Smartphones da Apple ou que utilizam o sistema Android equivaliam a quase três quartos do mercado, mais do que participação de menos de metade no ano anterior.
Sue, que estabelece como meta de preço para o papel da RIM o valor de US$ 13, também transferiu a ação da categoria de "risco médio" para "risco especulativo".
O papel da RIM fechou a US$ 14,30 no Nasdaq nesta segunda-feira.
O aviso de Sue surge um dia antes do início do grande evento anual da RIM, o BlackBerry World, em Orlando, Flórida.

Nenhum comentário: