sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vendas da Apple disparam na China, mas crescimento pode cair


A Apple provavelmente verá alta de quase 100% em seu crescimento no mercado chinês este ano. Mas o ritmo provavelmente se reduzirá posteriormente, com competidores lançando novos produtos no maior mercado mundial de telefonia móvel.
Para que a mais valiosa companhia de tecnologia do planeta obtenha fatia maior no mercado chinês, ela terá de desenvolver um iPhone que funcione com a tecnologia da maior das operadoras chinesas de telefonia móvel, resolver uma disputa quanto à marca iPad e criar mais pontos oficiais de venda.
As vendas da Apple na China continental, Hong Kong e Taiwan se expandiram para US$ 7,9 bilhões no primeiro trimestre, um quinto do total da empresa. As vendas estão a caminho de dobrar em 2012, ante os US$ 13,3 bilhões do ano passado.
"Talvez não vejamos a reprodução do notável ritmo de crescimento deste ano nos próximos anos, a menos que a Apple desenvolva grandes produtos que acompanhem a demanda e o gosto dos consumidores", disse Candice Wang, analista do grupo de pesquisa Analysis International.
A Apple vem tendo sucesso nas vendas nas cidades chinesas maiores e mais ricas, mas não consegue o mesmo resultado no mercado chinês mais amplo, por causa dos níveis de renda ainda baixos do país.
Os consumidores mais prósperos em geral consideram a Apple como símbolo de status, dizem os analistas, e estão dispostos a desconsiderar alguns problemas --como o fato de que a tecnologia Siri de assistência pessoal por comando de voz não funciona em chinês.
Mas para a população mais pobre, especialmente de cidades menores, a situação é outra. O iPhone 4S básico custa 4.988 yuan (US$ 790), o que supera o salário mensal de muitos chineses.

Nenhum comentário: