A ferramenta traduz o equivalente a 1 milhão de livros por dia, disse Franz Ochm, pesquisador do Google Translate, no blog do serviço.
"Imaginamos um futuro no qual todos possam consumir e compartilhar qualquer informação, não importa o seu idioma", completou.
No tradutor do Google, "Aviões do Forró" virava "Black Eyed Peas" |
Och trabalhou como pesquisador na DARPA, agência do Exército americano, antes de se unir ao Google em 2003, no qual se integrou a uma equipe voltada a aperfeiçoar o sistema de tradução no computador.
O Google Translate, que permite aos usuários copiar ou escrever textos em uma janela para que sejam traduzidos rapidamente em outra, começou a funcionar em 2006 com poucos idiomas.
"Agora podemos traduzir para até 64 idiomas, incluindo vários com pouca presença na web, como bengali, basco, suaíli, iídiche e até esperanto", afirmou Och.
O uso do tradutor automático ocorre cada vez mais por meio de smartphones, e 92% de seu tráfego tem origem fora dos Estados Unidos, segundo dados do Google.
SKETCHUP
Também na quinta, a empresa também anunciou a venda --a um preço não revelado-- de seu programa SketchUp, usado para fazer modelos de edifícios em 3D.
O comprador será a empresa californiana Trimble, criada em 1978 e especializada em programas de cartografia e guias.
"A Trimble comprometeu-se a investir em nosso crescimento, e estaremos em condições de inovar e desenvolver novas funcionalidades melhores do que nunca", afirmou o Google.
O SketchUp é "uma das ferramentas para fazer modelos em 3D mais populares do mundo, com mais de 30 milhões de ativações apenas em 2011", segundo o Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário