segunda-feira, 23 de abril de 2012

Adobe lança Creative Cloud, serviço de software por assinatura


A Adobe anunciou nesta segunda-feira (23) o Creative Cloud, um novo serviço por assinatura que oferecerá programas da empresa mediante o pagamento de uma taxa mensal ou anual.
Os assinantes poderão usar todos os programas da Creative Suite, que inclui soluções populares como Photoshop, Illustrator, InDesign e Premiere. O serviço será lançado no dia 7 de maio e, segundo a assessoria da Adobe no Brasil, custará US$ 145 por mês avulso ou US$ 95 mensais num pacote anual --há, porém, algumas divergências sobre o preço (leia abaixo).
Pacotes do software da família CS6 de software da Adobe
Nesse mesmo dia, a empresa disponibilizará versões atualizadas de seus aplicativos --toda a família CS6 de software. O pacote mais básico será vendido por US$ 2.525 (aproximadamente R$ 4.750). A versão em português do Photoshop CS6, que ganhou mudanças significativas de visual e de desempenho, será comercializada a US$ 1.159. Valores em reais não foram divulgados.
A informação sobre a data, até então não publicada, foi dada pelo gerente de operações da empresa no Brasil, Fabio Sambugaro, durante entrevista em São Paulo.
CREATIVE CLOUD
Mediante assinatura mensal ou anual, os usuários do Creative Cloud terão direito a baixar as versões mais recentes de qualquer software da Creative Suite, do Photoshop Lightroom e de novos produtos, como o Muse, programa de criação simplificada.
Clientes também poderão adquirir, em lojas físicas, cartões "vale-assinatura" do serviço, com validade de três ou 12 meses.
Assinantes também poderão usar um serviço de sincronização de arquivos da Adobe, semelhante ao que faz o Dropbox, mas com integração dentro dos programas e 20 Gbytes de espaço.
O Creative Cloud terá uma versão gratuita, que dará direito a 2 Gbytes para sincronização e a versões de 30 dias para teste dos programas.
Segundo Sambugaro, o Creative Cloud é um esforço da Adobe em aumentar sua receita recorrente, fidelizar mais os consumidores e que pode ajudar a combater a pirataria. "Um dos motivos [para o lançamento do serviço] é aumentar a inclusão dos usuários informais", diz.
Sambugaro diz que o Creative Cloud está se tornando o produto de mais alta prioridade para a Adobe. Contudo, ele acredita que o modelo de venda realizado atualmente pela empresa, de licenças permanentes e atualizações vendidas à parte, não acabará.
Ainda segundo o executivo, a Adobe tem a intenção de migrar ao menos 50% dos seus clientes atuais para o modelo de assinatura no período de dois anos.
PREÇO
Em release publicado em seu site, a Adobe divulga o preço promocional de US$ 30 mensais para atuais donos dos pacotes CS3, CS4, CS5 e CS5.5 que optem pela assinatura de um ano. Ainda segundo esse texto, o valor regular do mesmo serviço (12 meses) seria de US$ 50 por mês. O plano mensal sem compromisso, por outro lado, custaria US$ 75, também para novos clientes.
Contudo, ao acessar o site da Adobe, é impossível encontrar a opção de assinar, por um ano, pelo valor de US$ 30 mensais. Aparentemente, o preço a ser pago pelos donos da família CS3 em diante é, na realidade, de US$ 50 --sendo que o regular seria de US$ 95.
A confusão aumenta quando se acessa este link, disponível na página oficial do Creative Cloud. A quantia promocional apresentada é de US$ 59 --há, inclusive, um texto de termos e condições, onde este último valor é confirmado.
A assessoria da Adobe no Brasil defende como verdadeiros somente os valores de US$ 59 para já clientes e de US$ 95 para novos usuários --ambos no plano anual.

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