A japonesa Sony está negociando com a taiwanesa AU Optronics a produção
conjunta de televisores Oled para se posicionar no mercado pós-LCD,
noticiou nesta quarta-feira o jornal japonês Yomiuri Shimbun.
A preocupação da Sony com a tecnologia que as concorrentes sul-coreanas
Samsung Electronics e LG Electronics estão promovendo mostra mais
claramente como será a concorrência na próxima geração de aparelhos de
TV, que substituirá o LCD.
Sony e AU Optronics se recusaram a comentar a matéria.
Na semana passada, o novo presidente-executivo da Sony, Kazuo Hirai,
mostrou-se aberto a cooperações em novas tecnologias de TV, ao esboçar a
estratégia que a companhia deficitária usará para sair da crise.
Uma fonte do mercado tinha dito à Reuters no começo do mês que havia
rumores de que a Sony estaria considerando uma parceria com a AU
Optronics.
"Sabemos que a Sony terá que formar alguma espécie de aliança, porque
seria difícil para ela conquistar sozinha mais mercado no segmento de
TVs Oled. Não seria surpresa nenhuma se estiver considerando uma
parceria (com a AU)", opinou Nobuo Kurahashi, analista da Mizuho
Investors Securities.
"Para Taiwan e Japão, há um interesse em comum. Caso fiquem parados,
sempre terão desvantagem em termos de fatia de mercado", acrescentou,
apontando para a concorrência das companhias sul-coreanas.
Em janeiro, Samsung e LG apresentaram protótipos de televisores Oled de
55 polegadas na feira de eletrônica CES, em Las Vegas. As novas telas
têm imagem mais definida.
A Sony, pioneira ao lançar o primeiro televisor Oled em 2007, suspendeu a
produção das telas de US$ 2 mil para consumidores domésticos em 2010
devido à desaceleração mundial na demanda, preferindo se concentrar nos
aparelhos 3D.
A empresa ainda fabrica telas Oled que chegam a custar US$ 26 mil, mas para grandes clientes corporativos.
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