sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Vendas de videogames nos EUA sobem e Nintendo bate recorde

A vendas de equipamento de videogame e software nos Estados Unidos subiram 4% em dezembro para a cifra recorde de US$ 5,5 bilhões, afirmou o grupo de pesquisa NPD, com a indústria encerrando um ano difícil em ritmo de recuperação.
O mês de dezembro foi impulsionado por vendas melhores de hardware, que subiram 16%, ainda que o setor de software tenha amargado uma redução de 7%.
O analista Michael Pachter, do Wedbush Morgan, disse que o bom desempenho do Wii da Nintendo -- reforçado por promoções natalinas do Wal-Mart -- ajudou a melhorar os números no geral.
"Foi realmente mais pela Nintendo, ele venceram por muito", apontou Pachter.
Recorde
O Wii vendeu 3,8 milhões de unidades em dezembro e estabeleceu um recorde para vendas de consoles mensais nos Estados Unidos.
"Esperávamos ter um bom fim de ano e isso é uma grande reafirmação disso", afirmou Cammie Dunaway, vice-presidente executiva da Nintendo of America sobre a performance dos produtos da empresa.
As vendas do PlayStation 3 da Sony subiram cerca de 90%, para 1,36 milhão de unidades, seguido de perto pelo Xbox 360 da Microsoft, com 1,31 milhão.
O jogo "New Super Mario Bros", da Nintendo, foi o mais vendido no mês, terminando o ano em terceiro lugar. No ano, "Call of Duty: Modern Warfare 2" da Activision Blizzard foi o game mais vendido.
As reduções de preços em todos os três consoles mais vendidos no segundo semestre e alguns grandes lançamentos de jogos no período natalino não foram suficientes para compensar a queda precipitada em categorias como games musicais.
"Esperamos que o grande aumento na base instalada de hardware traga boas vendas de software em 2010", disse a analista da NPD Anita Frazie em nota, observando a leva de jogos a sair no início deste ano.
Pachter destaca jogos como "Mass Effect", "God of War" e "BioShock" como os grandes lançamentos do início de 2010.

Nenhum comentário: