O papa Bento 16 incentivou os padres a explorarem "com sabedoria" todas as possibilidades da internet, em mensagem neste sábado (23).
Trata-se para os padres de "anunciar o Evangelho utilizando, junto com os meios tradicionais, a nova geração de meios audiovisuais (fotos, vídeos, animações, blogs, sites), ferramentas indispensáveis para a evangelização e a catequese", explicou o Papa.
Os padres "devem explorar com sabedoria as peculiares oportunidades proporcionadas pela comunicação moderna", estimou o Papa. "Que o Senhor lhes transforme em heróis apaixonados do Evangelho também no novo 'agora' criado pelos meios de comunicação atuais", declarou.
Elogio à mídia
Na mensagem, intitulada "O padre e a pastoral no mundo digital: os novos meios de comunicação ao serviço da Palavra", Bento 16 elogiou "os novos meios de comunicação", que "proporcionam perspectivas sempre novas e pastoralmente imensas".
A "considerável influência" destes meios "torna seu uso no ministério sacerdotal sempre mais importante e útil", acrescentou.
Para Bento 16, a palavra de Deus tem que "trilhar seu caminho nos inúmeros cruzamentos criados pela extensa rede de estradas que atravessam o espaço da internet" e "afirmar o direito de cidadania de Deus, qualquer que seja a época".
O Papa advertiu, porém, para o risco de "considerar falsamente a internet apenas como um espaço a ser ocupado", e recomendou aos padres que se mantenham "constantemente fiéis à mensagem evangélica".
O Vaticano já utiliza a internet, e criou em janeiro um canal no portal de vídeos YouTube.
Desde maio de 2009, o site www.pope2you.net permite receber mensagens do Papa através da rede social Facebook. Este site foi acessado quase dois milhões de vezes no dia do Natal, afirmou Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifical das Comunicações Sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário