Para se diferenciar da concorrência e cativar mais clientes, companhias  aéreas brasileiras e estrangeiras apostam na diversificação de serviços.  Novidades tecnológicas como sistema de telefonia móvel, acesso à internet e  jogos interativos, até então restritos a outros mercados, começam a chegar às  rotas domésticas e internacionais com origem no país. 
Até o fim do ano, a TAM pretende se tornar a primeira empresa brasileira a  possibilitar a realização de chamadas telefônicas em pleno voo. A tecnologia  desenvolvida pela On Air, com a qual firmou parceria em outubro do ano passado,  permite que até 12 pessoas façam ligações ao mesmo tempo.
Segundo a TAM, a novidade não afeta a segurança dos voos, já que não há  interferência no sistema de navegação. O sinal é liberado quando a aeronave  atinge os 3 mil metros de altitude. A entrada em operação do serviço, porém,  depende da aprovação da Anac e da Anatel, que ainda testam a tecnologia. 
Na Europa, o mecanismo desenvolvido pela On Air já foi certificado e está  disponível em um avião da TAP que faz rotas de médio curso. 
Segundo o diretor de marketing Fernando Guarisa, o teste embasará a decisão  da aérea de expandir ou não o serviço a outras rotas. 
Enquanto isso não ocorre, a empresa busca agradar os clientes com um novo  sistema de entretenimento de bordo, instalado nas rotas entre o Brasil e a  Europa no início de 2009. Com telas "touch screen" (sensíveis ao toque), ele  coloca à disposição do usuário opções de filmes, músicas e jogos. Alguns com  interatividade: permitem disputas entre passageiros, cada um na sua poltrona.  
A alemã Lufthansa, que opera duas rotas entre São Paulo e Alemanha,  reinaugura em 2010 serviço de internet via satélite, interrompido em 2006 após  três anos de funcionamento. Com novo parceiro, planeja equipar com a tecnologia,  já no primeiro ano, a maior parte da frota de longa distância. 
Inicialmente, o serviço vai ser implementado no mercado do Atlântico Norte. O  acesso à internet poderá ser feito de qualquer ponto da aeronave, desde que o  passageiro tenha um laptop ou telefone com dispositivo WiFi ou compatível com a  tecnologia GSM/ GPRS. A empresa não divulga o custo do serviço, mas prevê dois  pacotes: por hora ou mensal. A cobrança será feita por meio de cartão de crédito  ou fatura. 
Além de investir em tecnologia, as empresas também resolveram mirar  passageiros que, em busca de conforto e comodidade, se dispõem a pagar mais por  serviços diferenciados. A partir do meio do ano, a Gol passou a distribuir aos  clientes cardápio de bebidas, chocolates, salgadinhos e sanduíches, como  alternativa ao serviço de bordo tradicional em 37 voos da companhia. 
A KLM, que opera um voo diário entre São Paulo e Amsterdã, inaugura em  dezembro uma nova classe entre a econômica e a executiva. Batizada de "Economy  Comfort", terá poltronas com 10 cm a mais de espaço para as pernas e encostos  que inclinam duas vezes mais do que as da classe econômica. 
Para o consultor Paulo Bittencourt Sampaio, da Multiplan, as novidades são  consequência da acirrada disputa no setor. "Num período de baixa demanda elas  têm capacidade de criar promoções tarifárias. Para atrair passageiros o ano  inteiro, o melhor que podem fazer é melhorar o serviço." 
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