segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Tecnologia nivela grandes e pequenos, defende ativista


O ativista Tim Pool foi o principal canal de comunicação para quem estava de fora do choque da polícia de Nova York com o Occupy Wall Street no dia 15 de novembro. Com um smartphone e conexão 4G, ele transmitiu a ação para mais de 100 mil internautas.
Tim faz parte da We Are The Other 99, organização que tem a missão de relatar em tempo real os desdobramentos da ocupação do parque Zuccotti. O fundador do grupo, Henry James Ferry, deu entrevista à Folha sobre como a tecnologia de streaming tem se mostrado fundamental para divulgar esse novo panorama político dos Estados Unidos de forma instantânea, global e independente.
*
Folha - Poderia falar sobre a transmissão ao vivo via celular de Tim Pool, quando a polícia retirou os manifestantes do parque Zuccotti?
Henry Ferry - Nós tínhamos dois canais ao vivo no Ustream naquela noite. Tim foi o canal principal, que recebeu cobertura maciça. Eu estava no canal dois e mostrei ações policiais de bloqueio à distância. Tim usa um Galaxy S II, e eu uso um iPhone. Ele usa as redes 4G, e eu tenho um hotspot wireless em 4G, pois meu iPhone só possui 3G.
Afinal, quão importante foi para o Occupy Wall Street transmitir os protestos ao vivo pela internet? Você acha que conquistaram mais apoio com essa iniciativa?
Você pode ver o apoio hoje à noite pelas ruas [a entrevista foi enviada por e-mail no dia 17 de novembro, quando o movimento fez uma grande passeata em Nova York]. Há milhares de pessoas em Foley Square, e outras milhares ainda estão tentando chegar lá. Houve de fato um blecaute da mídia pela cidade. Jornalistas credenciados não tiveram presença permitida dentro de um raio de dois quarteirões. E durante as 24 horas seguintes, pelo menos quatro foram presos. Dois da Associated Press, um do "NY Daily News" e um freelancer do "New York Times", creio eu.
Quais são os principais resultados para o movimento sobre sua última transmissão?
Esta é uma resposta difícil e longa. Os efeitos do que a Other 99 obteve com o streaming ainda não são conhecidos. Eu não quero ser hiperbólico, mas ainda não sabemos o quanto isso foi importante para os relatos históricos desse movimento e seus próximos passos.
Com qual equipamento e conexão vocês têm transmitido o Occupy Wall Street pela internet?
Nós usamos MacBooks e PCs. E um Samsung Galaxy S II e um iPhone. Também usamos hotspots wireless.
Participante do Occupy Wall Street fala ao microfone durante entrevista transmitida ao vivo pela internet

E como é o seu serviço móvel streaming?
O Ustream é grátis para a nossa equipe, nós não pagamos por quaisquer outros serviços no site. Ainda nesta manhã, eles alugaram um conjunto móvel para nossa equipe. Isso inclui uma mochila com baterias extras e tecnologia para transmitir a partir de qualquer localização. É uma configuração simples e usamos somente telefones celulares até agora.
Quais são as principais vantagens e desvantagens desse formato?
A flexibilidade para transmitir vídeos globalmente a partir de nossos celulares tem efetivamente nivelado o jogo entre empresas iniciantes de agitação como a minha e o noticiário do grande público. Tim foi capaz de filmar como nenhum outro jornalista na cidade foi. E o público foi capaz de vê-lo em seus laptops ou telefones celulares instantaneamente e em tempo real. Nós "furamos" todos os canais em rede nacional por sermos ágeis e rápidos. E, francamente, por estarmos dispostos a ficar na linha de frente com a polícia de choque batendo em manifestantes com escudos e cassetetes.
Como é que você acompanha o feedback do público nas redes sociais? É difícil responder a todos?
Nós certamente não podemos responder a todos, porém Tim responde no chat enquanto está gravando. Dessa forma, o público pode obter respostas para o que está acontecendo em suas telas digitando perguntas. Essa interação é fundamental para a qualidade dos nossos relatos. E isso significa alguns espectadores por horas e horas. Temos mensagens de pessoas de todo mundo dizendo que assistiram a 12 ou 14 horas de cobertura. Foram imagens convincentes, acho que foi difícil para qualquer um tirar os olhos disso.
Você acredita no potencial dos telefones celulares e das conexões móveis como futuros instrumentos de comunicação ao vivo?
De novo, acho que estamos apenas vendo o surgimento do streaming móvel de vídeo. A capacidade de atingir uma audiência de centenas de milhares por telefone não tem precedentes. Nosso canal tem mais de 250 mil visitantes únicos. E estabelecemos a credibilidade com nossos telespectadores por descrever objetivamente o que está acontecendo. Nós essencialmente apontamos uma lente sem filtro dos fatos como são. É fácil ver a transparência do que fazemos quando mantemos uma câmera rodando por horas e horas. E como estou no parque Zuccotti do primeiro dia em diante, polimos nossas credenciais nesse movimento apenas por estarmos no parque.

Nenhum comentário: