quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Serviços na nuvem arrumam trabalho extra para quem tem tempo livre


O que têm em comum os seguintes itens: servidores, limusines, camas vazias e donas de casa?
A nuvem os mantém ocupados.
E todos nós somos os próximos.
A virtualização dos servidores, um elemento central no desenvolvimento da computação em nuvem, tornou possível que um servidor médio, em uso normalmente durante 20% do tempo, esteja em uso durante 80% do tempo ou mais. Um software monitora cargas de trabalho, percebe quando uma máquina está desocupada e lhe atribui tarefa que a mantenha ocupada sem desviá-la de sua função original.
Agora, graças à capacidade da nuvem para conectar muita gente e muita informação por meio de ampla gama de aparelhos, uso semelhante de recursos antes subempregados está acontecendo em outras porções da economia. Uma empresa chamada Uber conecta limusines ociosas a pessoas que repentinamente descobrem precisar de um carro --depois de um jantar regado a álcool, por exemplo, ou ao final de uma noite estendida de trabalho. O Airbnb faz dos quartos desocupados que pessoas têm em suas casas uma alternativa mais barata a hotéis, ocasionalmente com resultados desagradáveis.
É possível encarar essa tendência como função da nuvem em si, já que anunciar, identificar e ocupar vagas de improviso requer acesso de múltiplos locais a um banco de dados comum. Sempre foi possível, em teoria, alugar um quarto vago ou encontrar um passageiro para um carro no intervalo entre dois serviços agendados, mas agora fazê-lo custa pouco e existe um sistema comum.
Maynard Webb (dir.), chairman e executivo-chefe da LiveOps, observa monitores na sede da empresa
Outro exemplo dessa tendência é a LiveOps, uma central de atendimento telefônico que usa computação em nuvem. Empresas como Pizza Hut, NationsHealth e Kodak tipicamente pagam a agentes da LiveOps US$ 0,25 por minuto para que receba pedidos, ofereça assistência a clientes e venda produtos. A LiveOps terceiriza essas funções para 20 mil pessoas conectadas de suas casas aos seus servidores em nuvem. Elas se inscrevem semanalmente para o número de sessões de meia hora que desejarem, ocupando tempo que antes ficaria ocioso.
"Os computadores em nuvem identificam a pessoa certa entre nossos agentes de serviço e encaminham a chamada à sua casa", diz Marty Beard, executivo-chefe da LiveOps. "São em geral estudantes, pais, veteranos de guerra em busca de emprego --pessoas com algum tempo disponível." Além dos telefonemas, ele está preparando sua companhia para responder a posts de usuários do Facebook e Twitter sobre empresas que tenham contratado a LiveOps.
Os agentes em geral trabalham 25 ou 30 horas por semana, diz Bear, e faturam ao vender produtos ou comissões pela venda de seguros. "Um agente realmente bom consegue ganhar US$ 40 mil ou US$ 50 mil ao ano", diz. "O mais provável é que ganhe cerca de metade disso."
Na prática, essas pessoas estão ocupando seu tempo ocioso, como as limusines do Uber ou um servidor em um sistema, graças à computação em nuvem.
Essa forma de urgência mecânica de utilizar tudo, criando preços mais baixos (e, para muitos, salários idem) provavelmente se expandirá a diversas outras áreas. Boa parte de nosso trabalho talvez venha a se assemelhar ao modelo da Uber ou da LiveOps, à medida que agendas e documentos compartilhados, acompanhados por aparelhos com recursos de localização, tornem o trabalho possível em mais horários e locais.

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