terça-feira, 22 de novembro de 2011

Facebook planeja celular com Android integrado à rede social


O Facebook planeja lançar um celular fabricado pela HTC e com sistema operacional Android --em uma versão altamente modificada e integrada à rede social.
As informações são do AllThingsD, que cita "fontes familiarizadas com o projeto" de codinome Buffy.
A matéria de Liz Gannes e Ina Fried diz que o celular terá suporte a "HTML5 como uma plataforma para aplicativos" e está longe de chegar ao mercado, podendo demorar ainda de 12 a 18 meses para ser lançado.
A Samsung teria sido cogitada como fabricante do aparelho, mas o Facebook acabou optando pela HTC.
O projeto seria liderado por Bret Taylor, CTO (chefe de tecnologia) do Facebook.
O AllThingsD lembra que a HTC e outras fabricantes já chegaram a lançar aparelhos com um botão Facebook, mas diz que no Buffy a integração deve ser muito mais profunda, com "amigos e atividade sociais" na interface do celular.
TECHCRUNCH
A história de um celular do Facebook foi publicada há mais de um ano pelo TechCrunch, lembra MG Siegler, colunista do site. Em 19 de setembro de 2010, em um texto intitulado"Facebook está secretamente montando um telefone", o fundador do TechCrunch, Michael Arrington, já dizia que os aplicativos da rede social podiam não ser o suficiente para contra-atacar ameaças de concorrentes (como Apple e Google).
"Especificamente, o Facebook quer uma integração profunda com listas de contato e outras funções centrais do telefone. Ele pode fazer isso apenas se controlar o sistema operacional."
MG Siegler ainda ironiza o fato de o AllThingsD não mencionar a matéria do TechCrunch, apesar de confirmar muito do que foi dito por este há mais de um ano.
Um texto do próprio MG Siegler, também publicado em 19 de setembro do ano passado no TechCrunch, diz que o Facebook, ao alegar que "não está montando um telefone", quer apenas dizer que não está fabricando o hardware do aparelho --artimanha já usada pelo Google, quando negava estar construindo um celular próprio.

Nenhum comentário: