A fábrica da Nokia, em Manaus, vai começar a produzir smartphones com sistema operacional Windows, da Microsoft, no primeiro trimestre de 2012. Serão aparelhos Nokia Lumia 710.
A parceria foi fechada com a Microsoft em fevereiro de 2011.
"A relação da Nokia com o Brasil tem sido forte e continuará assim", disse Stephen Elop, presidente global da empresa desde o final de 2010, em primeira visita ao país. "O Brasil é grande fonte de inovação [para a companhia] e a América Latina tem a maior taxa de crescimento de smartphones do mundo."
A fábrica de Manaus, que está em funcionamento há 13 anos, produz 14 itens diferentes.
A Nokia é criticada no mercado por entrar mais tarde que os concorrentes em segmentos como o de smartphones, e por ainda estar fora da produção de tablets.
"Fizemos algumas mudanças e estamos tentando ser mais agressivos. Mas é claro que temos alguns desafios", afirmou Elop, sem, no entanto, dizer nada sobre eventuais planos da companhia de produzir tablets.
Elop disse ainda que a companhia irá trazer aparelhos Nokia Lumia 800 (mais modernos) para serem vendidos na América Latina em 2012. Esses produtos já são comercializados na Europa, em países como Alemanha e França.
A Nokia anunciou ainda que uma outra linha de celulares, a Asha -- de aparelhos mais completos que os celulares comuns, mas mais simples que os smartphones--, começarão a ser vendidos no Brasil em janeiro de 2012.
FOCO
Ainda de acordo com Elop, é importante para a empresa ter um portfólio amplo e manter, em países emergentes como o Brasil, opções de produtos tanto para os usuários de smartphones quanto para os consumidores que utilizam celulares mais baratos. "Queremos atender a todos e ver os usuários migrarem para os smartphones", disse o presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário