quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Apple foi derrotada em brigas judiciais envolvendo iPad e Mac OS X

Em julho de 2010, Leonardo Scannone e Pedro Pelaez, dois engenheiros de tecnologia da informação de Valência, Espanha, avistaram uma oportunidade de negócio. O sucesso do iPad, que havia chegado em abril às primeiras lojas do mundo, deixava claro o potencial do renovado mercado de tablets.
Eles fundaram a NT-K (sigla para Nuevas Tecnologías y Energías Catalá), uma companhia de informática que desenvolve um tablet próprio.
Página do site da NT-K, empresa de tablets que pretende processar a Apple por truste
Três meses depois, porém, a chance de prosperidade virou uma batalha jurídica. A Apple batia à porta com um processo por roubo de propriedade intelectual.
Em outubro de 2010, o primeiro carregamento do NT-K Pad A91, com módicas 71 unidades, foi retido pela alfândega espanhola, que, segundo Scannone, se encarregou de avisar a Apple.
Em seguida, ele conta que a NT-K recebeu um fax "intimidatório" da companhia fundada por Steve Jobs. Nele, havia uma exigência para que a empresa destruísse o lote de tablets.
Ao ouvir a recusa dos espanhóis, a Apple entrou com uma ação por quebra de patentes relacionada ao design do NT-K Pad. Em dezembro de 2010, a Apple também decidiu mover uma ação criminal contra a NT-K.
Scannone diz que perdeu "muito dinheiro". Ele esperava comercializar 15 mil unidades do seu tablet. Além da Espanha, a Itália e a Argentina apareciam como possíveis mercados para a NT-K.
Em 1º de novembro, o Tribunal de Primeira Instância de Quart de Poblet julgou que a NT-K não infringe a propriedade intelectual da Apple. De fato, o iPad e o NT-K Pad têm diferenças visuais claras. O tablet espanhol tem tela de 7 polegadas (ante a de 9,7 polegadas do iPad), entrada USB e bateria removível.
A NT-K planeja processar a Apple por truste. A companhia alega que a Apple usou sua posição no mercado para proibir a entrada de novos competidores. Procurada pela Folha, a Apple não quis comentar o assunto.
Scannone conversou com a Folha por e-mail. Leia trechos da entrevista.
*
Folha - O iPad foi lançado antes de vocês fundarem a NT-K. Isso incentivou vocês a entrarem no mercado?
Leonardo Scannone - Obviamente, o iPad é um produto muito bom, que inspira os outros. Mas os nossos produtos sempre foram de qualidade mais baixa e, claro, mais baratos.
Quem avisou a Apple sobre o carregamento de tablets da China que foi apreendido?
A própria alfândega, e eles fizeram tudo o que a Apple quis.
Quantas unidades já fabricadas tiveram que ficar na China depois da apreensão?
Muitas. Já tínhamos fechado os acordos de produção com a fábrica chinesa.
É verdade que havia acordos para vender na Argentina o tablet apreendido? Planejavam algo para o Brasil?
Tínhamos contatos importantes na Argentina. Talvez aconteça algo no curto prazo. Não temos nada planejado para o Brasil.
Essa vitória pode ajudá-los a vender mais tablets?
Já perdemos muito. Espero poder recuperar algo.
Acha que a sua vitória pode ajudar outras empresas processadas pela Apple na Europa, como a Samsung?
A Samsung, não, mas, talvez, empresas europeias pequenas. A Apple vai ter que pensar melhor antes de apreender de novo coisas dos outros na alfândega.
David Gelernter, fundador da Mirror Worlds, que acusa a Apple de plagiar software inventado por ele
E-MAIL DE STEVE JOBS
No caso da Mirror Worlds, é a Apple quem senta no banco dos réus. David Gelernter, professor de ciências da computação da Universidade Yale e fundador da empresa, acredita que a Apple copiou a interface gráfica do Scopeware, software para organização de documentos lançado em 2001.
A cópia estaria presente no Cover Flow, no Time Machine e no Spotlight Search, funções encontradas no Mac OS X e no iOS, que começaram a aparecer a partir de 2005.
Segundo o "New York Times", Steve Jobs mandou um e-mail para seus funcionários em 2001 falando sobre o Scopeware. "Por favor, vejam esse software o mais rápido possível. Pode ser algo para o nosso futuro, e queremos assegurar a licença o mais rápido possível", dizia ele.
Para a especialista em legislação de patentes Jeanne C. Frommer, esse e-mail do fundador da Apple "é o mais próximo que se pode chegar de uma prova definitiva".
A vitória da Mirror Worlds em primeira instância foi seguida de uma reversão da decisão. Gelernter se prepara para recorrer.
*
APPLE VERSUS NT-K
Julho de 2010
Leonardo Scannone e Pedro Pelaez fundam a NT-K
Outubro de 2010
Alfândega espanhola apreende tablets da empresa
Dezembro de 2010
Apple parte para ação criminal contra a NT-K
Novembro de 2011
Tablet da NT-K não é considerado cópia do iPad por corte espanhola, e NT-K promete ação contra a Apple
*
MIRROR WORLDS VERSUS APPLE
Março de 2001
Mirror Worlds lança o software Scopeware
Abril de 2005
Spotlight aparece no Mac OS com elementos similares aos do Scopeware
Março de 2008
David Gelernter processa a Apple por plágio
Outubro de 2010
Ele ganha US$ 625,5 milhões
Abril de 2011
Juiz reverte a decisão do júri

Nenhum comentário: