quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Game-notícia complementa o jornalismo, diz pesquisador

Videogame: plataforma versátil de entretenimento que pode ser utilizada em parceria com o jornalismo para noticiar acontecimentos.
A definição é do pesquisador e designer norte-americano Ian Bogost, um dos pioneiros no uso do termo "newsgames", modelo de jogo eletrônico que usa fatos em suas narrativas.
Ele é professor do Georgia Institute of Technology e fundador da Persuasive Games, que cria esse tipo de jogo.
O professor participa nesta quarta (16), às 19h30, de um evento gratuito no Oi Futuro (r. Dois de Dezembro, 63, Rio, 0/xx/21/ 3131-3060), em que falará sobre "Personagens, estratégias narrativas e engajamento nos games".
Ian Bogost, um dos pioneiros no uso do termo "newsgames", modelo de jogo que usa notícias em suas narrativas
Veja a seguir trechos da conversa de Bogost com a Folha:
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Folha - Como é possível explorar jogos no jornalismo?
Ian Bogost - Os "newsgames" podem trazer ao campo do jornalismo propriedades dos jogos, como simulações de sistemas complexos e ferramentas de RPG. Além disso, indicam uma (de talvez muitas) nova forma de fazer jornalismo, além dos textos, dos vídeos e das trasmissões de áudio.
Você os vê como uma ferramenta complementar na tarefa de informar as pessoas?
Os "newsgames" só vão se tornar importantes se os jornalistas os utilizarem. Não estou sugerindo a substituição das formas atuais de distribuição de notícias pelos games: eles são complementares ao jornalismo tradicional. Esses jogos têm a capacidade de atrair pessoas para o conteúdo tradicional, como cartuns e charges fazem.
Você acha que é possível fazer games ultracomplexos dentro do estilo, com gráficos e enredos semelhantes aos já feitos para jogadores "hardcore"?
É um dos caminhos para a evolução dos "newsgames", mas é claro que exigiria compromissos consideráveis de tempo e orçamento. É importante ver os "newsgames" como um convite para uma pergunta: o que podemos fazer com os jogos no jornalismo?
Por que não há tantas grandes empresas envolvidas?
Penso que é assim com a maioria das inovações jornalísticas: a mídia é reativa e lenta e subordina novidades aos formatos tradicionais, especialmente aos textos.
Qual é a melhor iniciativa no mundo dos "newsgames"?
Eu gosto do Cutthroat Capitalism, da revista "Wired". E também de Sweatshop, da rede britânica Channel 4, em que o jogador cuida da linha de montagem de uma fábrica. Outros bons exemplos são Spent, sobre desemprego, e Budget Hero, de administração do Orçamento dos EUA.

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