Consumidores que têm entre 35 a 44 anos lideram as compras feitas pela internet, informa pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada nesta quinta-feira.
Eles representam 29% dos consumidores que fazem esse tipo de compra, seguidos por quem tem entre 45 e 59 anos (26%) e entre 25 e 34 anos (26%). Depois vêm os consumidores com mais de 60 anos (22%), de 16 a 24 anos (18%) e de 10 a 15 anos (4%).
A pesquisa "Vendas on-line no Brasil: uma análise do perfil dos usuários e da oferta pelo setor de comércio" aponta que, dos 73 milhões de internautas que havia em 2009, 19% deles (14,1 milhões) fizeram compras on-line.
Segundo o Ipea, quanto maior a escolaridade e a classe econômica, maior a proporção de usuários de comércio eletrônico. A classe A concentra 59% desses consumidores, seguida pelas classes B (33%), C (13%) e D/E (5%).
"A chance de uma pessoa da classe D ou E possuir cartão de crédito é inferior a de uma pessoa que pertença à classe B ou A. Como a maioria dos pagamentos de compras on-line é feito via cartão de crédito isto pode ter alguma influência sobre este resultado", informa o estudo.
O Ipea afirma, ainda, que consumidores com acesso à internet mais frequente em casa ou no trabalho possuem maior probabilidade de consumo on-line em relação àqueles que acessam a internet por meio de lan-houses ou telecentros. "Novamente, estes resultados reforçam a ideia de que o padrão econômico das famílias é preponderante no consumo de bens e produtos pela internet", diz.
A proporção também é maior entre os de maior escolaridade --41% de quem compra via internet tem curso superior completo, contra 18% dos que têm ensino médio e 7% dos que têm apenas o fundamental.
A pesquisa aponta ainda que a região Sudeste lidera esse tipo de compra, com 23% do comércio eletrônico. As regiões Sul (20%), Norte (19%), Centro-Oeste (19%) e Nordeste (12%) vêm na sequência.
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