quinta-feira, 2 de junho de 2011

Planeje sua viagem em sites e aplicativos

Organizar uma viagem por meio de uma agência oferece uma grande contrapartida: a de não se preocupar tanto com os roteiros e programas. Ainda assim, a tecnologia promete uma pequena mão aos viajantes cujo orçamento é mais apertado, ou àqueles que preferem traçar os destinos de forma mais independente e a médio prazo.
Há sites e aplicativos que ajudam a organizar as atrações turísticas nas cidades que se deseja conhecer.
Um dos sites testados pela Folha é o Plnnr (plnnr.com), em inglês, que agrega informações de diversas páginas (como a enciclopédia colaborativa Wikipedia) a fim de projetar itinerários nos 20 destinos turísticos mais procurados do mundo.
O site planeja gratuitamente uma agenda de roteiros por dia. Indica o tipo de transporte a utilizar no intervalo entre atrações e informa preços de hotéis.
SOCIAL
Já o Triporama (triporama.com), também em inglês, permite convidar amigos ou família para organizar, em um grupo virtual, a viagem que envolve mais pessoas. É possível traçar o itinerário diário junto ao Google Maps e compartilhar pesquisas de viagem de graça, mediante cadastro.
Nos testes realizados pela reportagem, o TouristEye (en.touristeye.com) apresentou alguns problemas no cadastro do perfil.
Ainda assim, o site é eficiente para ver os roteiros traçados por outros internautas, cujas experiências podem ser valiosas para visitas a países ainda desconhecidos para o viajante. A página também promete ser um guia em smartphones (há versões tanto para o sistema operacional Android quanto para o aparelho iPhone).
Em português e em versão de testes, o Milevo (milevo.com.br) funciona como um misto de roteiro com rede social, com perfis para adicionar amigos, organizar o mapa de destinos já conhecidos e checar restaurantes, hotéis e passagens, além de obter informações e trocar dicas sobre os serviços.
Se a intenção é documentar a viagem feita, o Tripline (tripline.net) é ideal, pois cria mapas interativos, que agregam fotos, histórias e gastronomia. Assim, o internauta relata aventuras num divertido formato gráfico.

Nenhum comentário: