A Tencent, que opera o QQ, maior serviço mundial de mensagens
instantâneas, pela primeira vez vai oferecer aos seus usuários links
para sites externos e acesso a aplicativos desenvolvidos por
programadores independentes, reproduzindo algumas das características do
Facebook.
Martin Lau, presidente do Tencent, disse ao "Financial Times" em uma de
suas raras entrevistas que a decisão mudaria a maneira pela qual a maior
empresa de Internet chinesa em termos de faturamento obtém lucros.
O Tencent está testando dez aplicativos criados por terceiros, em sua
rede social QZone e no Tenpay, a plataforma de pagamentos online do
grupo. Também está testando diversos sites externos aos quais os
usuários poderiam estabelecer links, da mesma maneira que usuários do
Facebook criam links para sites externos por meio da função "like".
No momento, menos de dez outros sites estão participando dos testes,
"mas desejamos aumentar esse número em cinco ou 10 vezes ao longo dos
próximos seis a 12 meses", disse Lau.
O anúncio surgiu enquanto a empresa corre para reparar os danos causados
por uma disputa com a Qihoo 360, uma fornecedora chinesa de software
antivírus.
No mês passado, a Tencent suspendeu seus serviços aos usuários do QQ que
também tivessem software da 360 em suas máquinas. A Tencent estava se
defendendo de um ataque por software daninho, mas a decisão deflagrou
acusações de que a empresa desfruta de poder excessivo.
"Também fomos criticados por fazermos muitas coisas internamente, o que
impediria empresas menores de crescerem tão rápido quanto fazem nos
Estados Unidos", disse Lau. "Assim, como passo positivo, queremos
liderar a indústria no desenvolvimento de um ecossistema mais rico."
Até o momento, a Tencent se concentrou em vender gama crescente de
produtos, tais como jogos online e bens virtuais, aos mais de 600
milhões de usuários do QQ.
Lau disse que a Tencent dividiria as receitas geradas pelos aplicativos
criados externamente com os programadores que os criaram, e que
antecipava que o tráfego encaminhado a outros sites gerasse novos
negócios publicitários.
No começo, a Tencent espera que a maior parte dos aplicativos criados
por terceiros sejam jogos, mas outras formas de aplicativos devem
crescer.
"Os aplicativos não relacionados a jogos gerarão tráfego e ofereceremos
uma plataforma de publicidade que os ajude a monetizar esse tráfego, e
compartilharemos da receita assim criada", disse Lau.
Uma das fontes de receita do Facebook é um sistema para anúncios
dirigidos. A Tencent quer criar negócio semelhante. "Os anúncios
dirigidos ainda não estão bem desenvolvidos na China. Mas se os
considerarmos em perspectiva de cinco anos, creio que existirá uma
oportunidade nesse segmento", disse Lau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário