O acesso ao e-mail por meio de computadores se reduziu nos EUA, enquanto
cresceu a consulta por aparelhos móveis, indicam dados divulgados nesta
quinta-feira pela empresa de consultoria comScore.
Em novembro passado, o número de pessoas que acessaram a provedores de
e-mail online (sem incluir programas no disco rígido como Outlook) caiu
6% em relação ao mesmo mês do ano anterior, atingindo 153 milhões de
usuários.
Por outro lado, durante esse intervalo de tempo, o acesso ao e-mail por
dispositivos móveis aumentou 36% nos EUA, graças sobretudo à
popularização dos smartphones (telefones multimídia e com acesso à
internet) e chegou a 70,1 milhões de usuários, o que representa 30% de
todos os clientes de telefonia celular com contrato.
'Esses dados demonstram o quão rápido podem mudar os canais e por que
agora é fundamental que as empresas de conteúdos tenham uma grande
presença nos dois âmbitos', declarou Mark Donovan, diretor da comScore,
ao apresentar os resultados deste estudo.
Além disso, as pessoas passaram, em média, 9% de tempo a menos nesses
provedores de e-mail - como Gmail e Hotmail -, e consultaram 15% a menos
de páginas.
A maior queda foi registrada entre os internautas mais jovens (entre 12 e
17 anos), com uma redução de 24% no acesso e uma queda de 50% no número
de páginas visitadas.
Entre os homens, o retrocesso foi de 12%, enquanto entre as mulheres a baixa foi de 7%.
Mesmo assim, o acesso ao e-mail é uma das atividades mais comuns na
internet. Mais de 70% dos americanos o consulta por meio de computadores
pelo menos uma vez por mês.
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