terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tablets são desafio para produtores de discos rígidos

Fabricantes de discos rígidos como a Seagate Technology e a Western Digital Corp podem registrar crescimento mais lento à medida que mais e mais consumidores trocam computadores convencionais por tablets, mas ainda não estão fora da jogada.
Com o Apple iPad e tablets de diversos outros fabricantes --da Hewlett-Packard à Research in Motion-- prontos a tomar mercado aos computadores nos próximos meses, a Seagate e outras companhias estão correndo para se adaptar a um futuro no qual menos consumidores usarão laptops; os computadores tablet empregam memória flash e não discos rígidos.
Mas nem tudo é negativo para os fabricantes de discos rígidos. O volume de vendas deve crescer em quase 17% este ano, muitos dos usuários de tablets desejam um nível de armazenagem de dados que só um disco rígido pode prover e o setor de discos rígidos, muito enxuto, ganhou competência na gestão de estoques.
O analista da Wedbush Securities, Kaushik Roy, disse que a ameaça dos tablets é bastante real, e que começou a ser incorporada aos preços das ações de fabricantes de discos rígidos nos dois últimos meses.
"Não acreditamos que a incorporação tenha sido completa ainda", disse Roy. "As pessoas não perceberam a extensão ou profundidade da situação até agora."
"É preciso ter a noção de que algumas pessoas que antes teriam comprado um laptop agora vão optar por um tablet", disse.
Na semana passada, a RIM anunciou que planeja lançar um tablet chamado PlayBook no começo de 2011, o mais recente concorrente em um mercado já superpovoado e dominado pelo Apple iPad, que vendeu mais de três milhões de unidades até agora.
As vendas de tablets devem superar os 15 milhões de unidades este ano e disparar a 48 milhões em 2011, de acordo com o grupo de pesquisa iSuppli. A empresa acrescentou que isso pode resultar em perda de 18% das exportações de netbooks este ano.
A força do mercado de tablets pode reduzir em dois a três por cento os embarques mundiais de discos rígidos em 2010, de acordo com o grupo de pesquisa IDC.
Roy estima que as vendas de tablets podem reduzir em US$ 0,10 a US$ 0,11 por ação o lucro de US$ 2,11 que os analistas previram em média para a Seagate em 2011; no caso da Western Digital, a perda seria de US$ 0,20 a US$ 0,25 sobre lucro previsto de US$ 3,95.

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