Um em cada dois norte-americanos já são usuários do Facebook, que, se
fosse um país, hoje teria população inferior apenas às da China e da
Índia, e cujo valor estimado supera os US$ 30 bilhões de dólares --maior
que o da rede Starbucks.
Qual poderia ser o próximo avanço para esse site criado em uma
residência universitária de Harvard, seis anos atrás? Que tal um filme
de Hollywood, "A Rede Social", que estreou nos EUA na sexta-feira e já
está motivando discussões sobre possíveis Oscar?
Muitos dos detalhes do filme são contestados. Mas a própria noção de que
o público mediano possa ir assistir a um filme sobre a história de uma
empresa de tecnologia ressalta até que ponto o Facebook já virou parte
do cenário cultural geral.
"O Facebook é mais que apenas um fenômeno 'geek'. É uma coisa do grande
público", disse Dave McClure, ex-executivo da empresa de pagamentos
online PayPal e hoje investidor em empresas de tecnologia
recém-fundadas.
Maior rede social do mundo, o Facebook possibilita a seus usuários
entrarem em contato on-line com seus amigos e conhecidos do mundo real e
fazer de tudo com eles, desde compartilhar fotos de bebês e notícias
pessoais até jogar versões eletrônicas de Palavras Cruzadas.
Avós, políticos e roqueiros estão entre os mais de 500 milhões de
usuários do serviço em todo o mundo, que ajudaram o Facebook a
ultrapassar o Google como o site no qual os norte-americanos passam mais
tempo todos os meses.
O Facebook atende à necessidade básica que as pessoas têm de se
comunicar, disse David Weinberger, pesquisador do Centro Berkman de
Internet e Sociedade da Universidade Harvard.
"Os humanos somos uma espécie naturalmente sociável", disse Weinberger.
"Nós nos reunimos em sites de relacionamento social como se isso fosse
natural, porque é natural."
Sob a direção de Mark Zuckerberg, o cofundador de 26 anos do Facebook, a
empresa passou de serviço disponível apenas a estudantes universitários
a uma grande empresa na internet, tendo superado uma série de questões
complexas de privacidade ao longo de sua trajetória.
Analistas da internet dizem que ela se tornou tão grande e tão popular
que já representa uma ameaça financeira a empresas consolidadas, como
Google e Yahoo!.
Paul Thiel, membro do conselho de direção do Facebook, disse que a
empresa, que ainda é uma companhia limitada, não vai começar a vender
ações ao público antes de 2012.
Mas já existe um mercado dinâmico de ações particulares do Facebook, e a
empresa é avaliada em mais de US$ 30 bilhões, segundo negociações
recentes no Sharespost, um mercado secundário desse tipo.
Thiel acha que o novo filme --que ele afirma conter "muitas imprecisões e
pequenas mentiras e distorções"-- vai, mesmo assim, intensificar a
influência do Facebook.
"O filme vai incentivar americanos jovens a se mudarem para o Vale do
Silício e tentarem criar novas empresas. Portanto, acho que vai fazer
mais bem do que mal", disse ele.
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