A Best Buy, uma das maiores redes de eletrônicos dos Estados Unidos, é a
primeira grande loja americana a usar a tecnologia para enviar ofertas e
prêmios aos consumidores quando esses colocam os pés no
estabelecimento.
A ferramenta é mais uma das recentes tentativas de unir a internet às
formas de comércio tradicionais, premiando aqueles que se dirigirem às
lojas "reais".
O cliente em potencial precisa concordar -ele baixa um aplicativo
gratuito para smartphone, e a Best Buy detecta a sua localização assim
que passar pela porta.
O consumidor receberá então créditos em compras, ofertas de download de
música e avisos de promoção, que, no futuro, deverão ser customizados de
acordo com o comportamento daqueles que participam do programa de
fidelidade da rede.
O aplicativo, desenvolvido pela Shopkick, será testado em San Francisco,
para depois chegar a Los Angeles, Nova York e Chicago, segundo a Best
Buy, que tem mais de mil lojas nos EUA.
A Shopkick, empresa de tecnologia do vale do Silício fundada há um ano,
promete precisão absoluta quanto à localização do usuário.
Em lugar de confiar no sinal do GPS do telefone, o sistema usa um sinal
de áudio transmitido dentro da loja e garante não mandar ofertas a quem
passa, por exemplo, pelo estacionamento.
"Se o movimento de pedestres é o desafio das lojas físicas, por que
ninguém premia os clientes por entrar nas lojas?", questionou Cyriac
Roeding, presidente-executivo da Shopkick.
"A Best Buy foi a primeira rede a compartilhar conosco a visão de que o
futuro do varejo está no celular. Agora, os consumidores podem ser
recompensados simplesmente por entrar em uma loja", afirmou Roeding.
De acordo com a Shopkick, a Macy's será a próxima rede a adotar o sistema.
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