A Apple está negociando com a News Corp., Walt Disney e outros
conglomerados de mídia o aluguel de programas de TV a telespectadores
por 0,99 dólar, via iTunes, afirmaram três fontes conhecedoras do
assunto.
Segundo uma das fontes da indústria, que falaram sob a condição de
anonimato, diversas empresas de mídia, entre as quais NBC e CBS, não
pareciam entusiasmadas com o plano porque acreditam que ele reduz o
faturamento que já obtêm via iTunes.
Mas alguns analistas ponderaram que, se o acordo for confirmado, a
receita propiciada pelo iTunes provavelmente reduzirá o faturamento que
as redes de TV conseguem com conteúdo grátis bancado por publicidade,
como o oferecido em sites como o Hulu.
Representantes da Apple, Disney, News Corp., CBS e da divisão NBC da
General Electric preferiram não comentar o assunto. A Disney controla a
rede de TV ABC, e a News Corp. é dona da rede Fox.
Nos Estados Unidos os usuário já podem comprar -para assistir ilimitadas
vezes- episódios de séries de sucesso como "Lost" ao preço de 1,99
dólar por episódio.
"No momento, somos contra. Não acreditamos que seja um bom modelo de
negócios. Por que cortar nosso preço?," disse uma das fontes.
A Apple também está a ponto de lançar uma versão nova de seu iPod Touch,
com tela de maior resolução, de acordo com a agência de notícias
Bloomberg, que veiculou a notícia sobre a negociação entre a Apple e as
redes.
A Fox e a ABC já oferecem episódios por meio do site de vídeo Hulu, uma
joint venture com a NBC que até recentemente oferecia gratuitamente
programas via stream; nas últimas semanas, mas começou a cobrar pelo
acesso a seu conteúdo.
E todas as empresas de mídia também têm acordos de conteúdo em vigor com as operadoras de TV a cabo e via satélite.
"Em certo sentido, o modelo de locação dificulta as vendas, mas é essa a
direção em que o mundo está avançando," disse Tom Adams, presidente da
Screen Digest.
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