terça-feira, 31 de agosto de 2010

Panasonic diz que altas metas de vendas de TV geraram excedente

As metas ambiciosas de vendas de televisores deixaram os fabricantes com um estoque de painéis que está derrubando os preços à medida em que a produção excedente é vendida, afirmou o chefe da unidade de TVs da Panasonic nesta terça-feira (31).
"Os grandes fabricantes e os chineses tinham planos muito ousados, mas o mercado deve crescer aproximadamente 120% em relação ao ano passado", disse à Reuters Yoshiiku Miyata, que dirige a divisão de televisores da Panasonic. Os próprios estoques da Panasonic estão em níveis normais ou baixos, acrescentou.
No entanto, o excesso de oferta por parte dos fabricantes derrubará os preços de toda a indústria, pressionando as margens de lucro até as fabricantes conseguirem ajustar a produção à demanda menor que a esperada.
Alguns fabricantes elevaram suas metas de vendas em 50 ou 60% para o ano fiscal que termina em 31 de março, explicou Miyata. A Panasonic tem uma posição mais cautelosa e projeta alta de 30% para as vendas em relação ao ano anterior, para 21 milhões de aparelhos.
"Acho que as previsões das fabricantes eram muito altas. O maior ponto para nós é lucro. Não estamos simplesmente fazendo de tudo para vender mais. Nós tínhamos um plano moderado e acho que seremos pouco afetados", acrescentou.
As vendas de televisores de tela plana estão perdendo força nos Estados Unidos, Europa e China, mas permanecem saudáveis no Japão, em parte graças a um incentivo do governo, disse Miyata.
A Panasonic espera que a resistência do mercado doméstico e dos emergentes ajude a empresa a colocar sua unidade de televisores no azul no segundo semestre fiscal.

Nenhum comentário: