As metas ambiciosas de vendas de televisores deixaram os fabricantes com
um estoque de painéis que está derrubando os preços à medida em que a
produção excedente é vendida, afirmou o chefe da unidade de TVs da
Panasonic nesta terça-feira (31).
"Os grandes fabricantes e os chineses tinham planos muito ousados, mas o
mercado deve crescer aproximadamente 120% em relação ao ano passado",
disse à Reuters Yoshiiku Miyata, que dirige a divisão de televisores da
Panasonic. Os próprios estoques da Panasonic estão em níveis normais ou
baixos, acrescentou.
No entanto, o excesso de oferta por parte dos fabricantes derrubará os
preços de toda a indústria, pressionando as margens de lucro até as
fabricantes conseguirem ajustar a produção à demanda menor que a
esperada.
Alguns fabricantes elevaram suas metas de vendas em 50 ou 60% para o ano
fiscal que termina em 31 de março, explicou Miyata. A Panasonic tem uma
posição mais cautelosa e projeta alta de 30% para as vendas em relação
ao ano anterior, para 21 milhões de aparelhos.
"Acho que as previsões das fabricantes eram muito altas. O maior ponto
para nós é lucro. Não estamos simplesmente fazendo de tudo para vender
mais. Nós tínhamos um plano moderado e acho que seremos pouco afetados",
acrescentou.
As vendas de televisores de tela plana estão perdendo força nos Estados
Unidos, Europa e China, mas permanecem saudáveis no Japão, em parte
graças a um incentivo do governo, disse Miyata.
A Panasonic espera que a resistência do mercado doméstico e dos
emergentes ajude a empresa a colocar sua unidade de televisores no azul
no segundo semestre fiscal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário