Um juiz federal do Havaí deu permissão para que um homem processe a
fabricante de games NCsoft por negligência. Ele alegou que o homem
cresceu viciado em um jogo on-line, que consumiu sua vida durante anos,
segundo a revista Wired
Em documentos do tribunal, Craig Smallwood afirma que jogou Lineage II
por mais de 20 mil horas durante seis anos, no período de 2004 a 2009.
Isso dá uma média de 64 horas por semana, ou mais de nove horas diárias.
Smallwood afirma que o jogo o deixou dependente. Também alega que sofreu
estresse emocional grave, que exige terapia, e que ele não teria
comprado o jogo se soubesse antes que era tão viciante.
Lineage II faz parte do estilo de jogo chamado de MMO, ou jogos para
multidões on-line, onde milhares de jogadores podem interagir uns com os
outros, conversando ou caçando inimigos juntos. O sistema faz com o que
o jogo basicamente não tenha fim.
Em 2007, a Associação Médica Americana disse que não existem provas
suficientes para chamar jogos e videogames de "viciantes", no termo
médico da palavra. Mas alguns psicólogos discordam --dizem que é
possível que jogos causem dependência, mesmo que não exista um produto
físico a ser consumido, como no caso do uso de drogas. Seria um processo
semelhante ao vício em apostos e jogos de azar, por exemplo.
A defesa da NCsoft alegou que Smallwood assinou termos de
responsabilidade ao longo dos anos, que diziam que a empresa não se
responsabilizaria por eventuais danos.
A data do julgamento do caso ainda não foi marcada.
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