Milhares de venezuelanos começaram a receber SMSs pedindo economia de energia elétrica nos últimos dias. Foi a última medida do governo de Hugo Chávez para evitar um colapso no sistema de fornecimento de energia elétrica do país devido à crescente demanda. "Aproveite a luz natural, só acenda as luzes quando for necessário. Substitua lâmpadas incandescentes por outras mais econômicas", dizem as mensagens.
Os SMSs são assinados "governo bolivariano" e foram transmitidos a telefones da operadora estatal Movilnet.
Nacionalizado em 2007, o sistema elétrico venezuelano não consegue atender a demanda que cresce de 6% a 8% ao ano. No ano passado, houve quatro apagões de alcance nacional. Nos últimos dias, o próprio presidente Chávez foi a público pedir que os venezuelanos limitem seus banhos a três minutos e usem lanternas para ir ao banheiro à noite.
De acordo com o governo, as causas da crise são a seca originada pelo fenômeno climático "El Niño" e o consumo irresponsável por parte da população. No entanto, os especialistas e opositores afirmam que houve falta de investimentos em projetos de geração de energia.
WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA
Nenhum comentário:
Postar um comentário