sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Dell quer se diversificar para retomar mercado no mundo

A Dell não é mais a mesma e aposta no Brasil para retomar seu lugar na disputa com IBM, HP (Hewlett-Packard) e outras concorrentes, que, nos últimos anos, diversificaram seus negócios antes restritos à venda de computadores.
Enquanto a concorrência se transformou, a Dell manteve-se fiel a esse ramo e perdeu valor. Em 2005, ela valia cerca de US$ 100 bilhões, mais que HP e Apple juntas. Hoje, não passa de 30% das duas companhias. Mesmo em mercados emergentes, com altas taxas de crescimento na venda de computadores (desktops e notebooks), a Dell perdeu posição, como no Brasil.


Em visita ao país, seu presidente mundial, Michael Dell, mostrou ontem que está contrariando todos os seus princípios para recuperar posição. Primeiro, anunciou que está diversificando os negócios, pensando em fabricar dispositivos destinados à conexão (entre eles, um aparelho celular). Além disso, disse que está aumentando os investimentos na área de soluções de tecnologia para todo tipo de público.
O Brasil cumpre importante papel nesse processo de retomada. Nas previsões de Dell, depois de EUA, Europa e China, o país deverá ser o maior mercado para a companhia. "Vejo uma economia forte e em crescimento que deverá representar nosso quarto maior mercado até 2015."
Hoje, o Brasil é a oitava maior operação da Dell no mundo, e as estimativas da companhia contrastam com a dos principais institutos de pesquisa, que colocam o Brasil na terceira posição entre os maiores mercados de tecnologia já em 2010.

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