quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Autora de "YouTube e a Revolução Digital" fala hoje em seminário em SP

De hoje (18) até sábado (21) ocorre o Seminário Internacional do Fórum da Cultura Digital Brasileira, na Cinemateca Brasileira. O evento reunirá nomes como Jean Burgess, autora do livro "YouTube e a Revolução Digital", e Jaime King, do documentário "Steal This Film".
No livro, Burgess e Joshua Green discutem a atuação das mídias interativas no ambiente online. Focam o caso do YouTube e apresentam como esta ferramenta está sendo utilizada, tanto pelo público, como pela indústria. Eles alinham as relações entre o YouTube e as transformações culturais e sociais. Tratam ainda do controle no ambiente das novas mídias.


O Seminário vai apresentar e discutir o acúmulo de debates abertos pela internet na rede social do Fórum da Cultura Digital, conhecida como culturadigital.br. O evento está estruturado em torno de cinco eixos de discussão a fim de discutir uma política pública de cultura digital para o Brasil. São eles: memória, comunicação, arte, infraestrutura e economia. Intervenções artísticas, ações auto-gestionadas, shows (Teatro Mágico, Jorge Mautner, entre outros artistas) e apresentações culturais também compõem as atividades. Ocorrerão plenárias com o objetivo de levantar propostas em cada um desses cinco eixos. O material coletado será entregue em formato carta-proposta para o ministro da Cultura Juca Ferreira no evento de encerramento. Veja a programação completa do evento.
As atrações são abertas, gratuitas e estão sujeitas à lotação da Cinemateca. Para participar, é necessário fazer o cadastramento no local das 9h às 17h. Todas as palestras serão transmitidas ao vivo, via streaming, pelo culturadigital.br. Os interessados também podem seguir a hashtag #culturadigitalbr e o perfil no Twitter, deixar comentários e opiniões no blog do seminário ou em qualquer outro espaço da plataforma culturadigital.br.
Participarão também do Seminário: convidados internacionais --Daniel Granados, da Producciones Doradas, de Barcelona; Pau Alsina, pesquisador de arte digital da Universidade Aberta da Catalunha, na Espanha; David Sasaki, do Rising Voices e Amélia Andersdotter, do Partido Pirata Sueco; palestrantes nacionais --Sérgio Amadeu, professor da Faculdade Cásper Líbero; Franklin Coelho, da Universidade Federal Fluminense e do Projeto Piraí Digital; José Luiz Ribeiro, diretor da RNP e coordenador nacional do projeto Redecomep; Dalton Martins, do Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária Weblab; Ivo Corrêa, do Google; Laymert Garcia dos Santos, da Unicamp; Alfredo Manevy, do Ministério da Cultura; Anápuaká Muniz, do Web Brasil Indígena, entre outros.
O que é o Fórum?
O Fórum da Cultura Digital Brasileira reúne, em uma rede social pública e livre, pessoas de diversas áreas com o intuito de utilizar as novas tecnologias para ampliar a participação da sociedade na construção de políticas públicas democráticas. No final de julho, a coordenação executiva do projeto, tendo à frente o ministro Juca Ferreira, lançou o processo oficialmente. Com três meses de existência, o Fórum conta com mais de 2.700 internautas, 150 grupos de debate, 250 blogs, 711 posts e ultrapassa os 57 mil visitantes diários.
Na rede culturadigital.br, a pessoa pode se cadastrar, criar o seu perfil e articular grupos de discussão, postar conteúdos, e interagir com interessados em cultura digital.
*
Cinemateca Brasileira
lgo. Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - região sul. Telefone: 3512-6111.
Quando: de 18 a 21 de novembro.
Grátis.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Nenhum comentário: