O PMA (Programa Mundial de Alimentos) das Nações Unidas lançou nesta quinta-feira (2) a versão em espanhol do Freerice, um jogo baseado no aprimoramento do domínio do vocabulário em um idioma cuja recompensa a cada resposta certa é a doação de grãos de arroz a pessoas que passam fome no mundo.
Esta é a versão no idioma hispânico de uma iniciativa lançada em 2007 em inglês e que desde então permitiu a arrecadação de bilhões de grãos do produto, quantidade suficiente para alimentar 4,8 milhões de pessoas durante um dia em países como Haiti, Uganda e Bangladesh.
A edição em espanhol, apresentada pelo PMA em um ato na sede nova-iorquina do instituto Cervantes, é o primeiro lançamento de novas versões que estão preparando em diferentes idiomas, como chinês, francês, italiano e coreano, que serão lançados em breve.
Os jogadores que se aventuram a testar o Freerice deverão responder a perguntas de vocabulário espanhol e cultura geral por meio da internet e, para cada resposta correta, ganharão dez grãos de arroz que diferentes anunciantes doarão por meio do PMA para ajudar às pessoas com fome.
Segundo indicou o PMA em comunicado, "o jogador se diverte aprendendo enquanto a publicidade que aparece no site gera os fundos necessários para ajudar às pessoas mais vulneráveis".
O jogo é também uma ferramenta de comunicação social, já que proporciona aos jogadores a habilidade de criar grupos online com seus familiares e amigos, o que eleva o jogo de vocabulário e interação a um novo nível", acrescentaram os responsáveis do PMA.
O programa da ONU decidiu apostar pelo espanhol como segunda língua para sua iniciativa devido ao grande aumento detectado na presença na internet da comunidade que fala espanhol, que, segundo o PMA, foi de 600% durante os últimos seis anos.
"Com o aumento de pessoas que falam espanhol na América, Espanha e o resto do mundo, Freerice Spanish oferece uma grande oportunidade de chegar a um grupo demográfico de pessoas em crescimento e que pode ajudar na luta contra a fome", afirmou no comunicado a diretora de comunicações do PMA, Nancy Roman.
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