Ao navegar, crianças procuram entretenimento, são impacientes,
confundem-se facilmente, gostam de animações e sons, não distinguem
propaganda de conteúdo e preferem recorrer aos favoritos a fazer buscas.
Essas são algumas conclusões de um estudo da Nielsen Norman Group sobre
usabilidade na web, que envolveu usuários com idades entre três e 12
anos e é voltado a quem projeta sites infantis.
Enquanto adultos usam a web mais para trabalho, informação e comunicação
--e recorrem muito a ferramentas de pesquisa--, crianças procuram
entretenimento --e preferem usar links dos favoritos a fazer buscas.
Tanto adultos quanto crianças têm pouca paciência na web, mas os
primeiros têm uma predisposição maior para entender a navegação do site
ou aguardar o seu carregamento. As crianças exigem interface
simplificada e resultados imediatos.
Elas tendem a explorar mais o site, ao ponto de clicarem aleatoriamente
pela página para ver o que acontece. Adultos, acostumados com padrões de
navegação, agem de maneira mais focada.
O estudo constatou que crianças hesitam mais que adultos em enviar
informações pessoais e são bem sensíveis a diferenças de idade.
Durante um teste, uma criança com seis anos reclamou: "Esse site é para
bebês, talvez com quatro ou cinco anos. Dá pra saber por causa dos
desenhos e dos trens".
"Embora você possa ver tanto pessoas de cinco quanto de seis anos como
"crianças pequenas", na mente de uma de seis anos a diferença entre elas
é vasta", explica o guru da usabilidade Jakob Nielsen em seu site
Alertbox.
Ao comparar o novo estudo com um semelhante feito há nove anos,
concluiu-se que as crianças hoje são mais experientes e têm menos
dificuldades com computadores, pois começam a usá-los cada vez mais
cedo.
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