sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Estudo aponta tendências da tecnologia nas casas americanas

Um estudo da consultoria Nielsen, publicado de forma resumida nesta sexta-feira (1) em seu blog, diagnosticou as tendências da presença da tecnologia nas casas norte-americanas, indicando quais estão 'quentes' e quais, 'esfriando'.
Entre as tecnologias de TV em ascensão, estão o LCD de tela plana, cujo número aumentou em 48,2% entre o terceiro trimestre de 2008 e o segundo de 2010. No mesmo período, o padrão HDTV (alta definição) teve incremento de 26,9%.
No segundo trimestre deste ano, 85,3% dos norte-americanos tinham acesso à internet, seja pela casa ou pelo trabalho, um aumento de 2,5% em comparação ao primeiro trimestre. O acesso à banda larga em casa subiu 3,8% e o Wi-Fi (sem fio), também nos domicílios, 8,2%.
Os gravadores de sinal digital estão mais presentes, chegando a 40% das casas no segundo trimestre deste ano, incremento de 14,5% em relação ao primeiro.
Também no segundo trimestre, 46% das casas possuíam tocadores de MP3, sendo que 63% destes eram iPods, da Apple. O iPad estava presente em 3,6% dos domicílios estudados.
"ESFRIANDO"
Entre as tecnologias que estão em baixa segundo a pesquisa, está o rádio por satélite, que nos últimos dois anos cresceu "apenas" 5,5%.
O número de videocassetes está em queda contínua, indo de 78,5% de presença no terceiro trimestre de 2008 para 70,2% na última data da pesquisa. Os tocadores de DVD caíram 0,6% em um ano, desde o começo de 2009.
Os Personal Digital Assistants (PDAs), aqui conhecidos como palmtops, diminuíram 25,5% em número desde o terceiro trimestre de 2008. A pesquisa acredita que os aparelhos são substituídos pelos consumidores por smartphones.
O estudo foi feito com base em entrevistas com moradores de 1.372 casas dos EUA.

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