Um estudo da consultoria Nielsen, publicado
de forma resumida nesta sexta-feira (1) em seu blog, diagnosticou
as tendências da presença da tecnologia nas casas norte-americanas,
indicando quais estão 'quentes' e quais, 'esfriando'.
Entre as tecnologias de TV em ascensão, estão o LCD de tela plana, cujo
número aumentou em 48,2% entre o terceiro trimestre de 2008 e o segundo
de 2010. No mesmo período, o padrão HDTV (alta definição) teve
incremento de 26,9%.
No segundo trimestre deste ano, 85,3% dos norte-americanos tinham acesso
à internet, seja pela casa ou pelo trabalho, um aumento de 2,5% em
comparação ao primeiro trimestre. O acesso à banda larga em casa subiu
3,8% e o Wi-Fi (sem fio), também nos domicílios, 8,2%.
Os gravadores de sinal digital estão mais presentes, chegando a 40% das
casas no segundo trimestre deste ano, incremento de 14,5% em relação ao
primeiro.
Também no segundo trimestre, 46% das casas possuíam tocadores de MP3,
sendo que 63% destes eram iPods, da Apple. O iPad estava presente em
3,6% dos domicílios estudados.
"ESFRIANDO"
Entre as tecnologias que estão em baixa segundo a pesquisa, está o rádio
por satélite, que nos últimos dois anos cresceu "apenas" 5,5%.
O número de videocassetes está em queda contínua, indo de 78,5% de
presença no terceiro trimestre de 2008 para 70,2% na última data da
pesquisa. Os tocadores de DVD caíram 0,6% em um ano, desde o começo de
2009.
Os Personal Digital Assistants (PDAs), aqui conhecidos como palmtops,
diminuíram 25,5% em número desde o terceiro trimestre de 2008. A
pesquisa acredita que os aparelhos são substituídos pelos consumidores
por smartphones.
O estudo foi feito com base em entrevistas com moradores de 1.372 casas
dos EUA.
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