quarta-feira, 20 de julho de 2011

Internautas se mobilizam para pregar peças e subverter enquetes

O rosto de um gordinho com cara de nerd está estampado ao lado de imagens de beldades na página inicial do Make Me the Next Model 2011, concurso que elege modelos para a loja de roupas britânica Next.
Uma campanha iniciada no Facebook levou Roland Bunce, irlandês de 24 anos formado em ciência da computação, à liderança da primeira fase do concurso.
Bunce ganhou a chance de desfilar sua corpulência para jurados especializados em moda na segunda etapa do concurso, no dia 30 de julho, mas já disse pelo Facebook que não vai ao evento.
Mobilizações em massa para pregar peças e perturbar o fluxo convencional das coisas são uma tendência em redes sociais e fóruns. No Brasil, um caso parecido com o de Bunce aconteceu em 2010. O alvo foi o ranking do site Colírios Capricho.
O modelador 3D Paulo de Campos, 31 anos, não tem os atributos físicos comuns dos rapazes que costumam aparecer na lista. Uma mobilização que começou no fórum do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha) e invadiu o Twitter pôs Campos na liderança.
As regras do Colírios Capricho determinaram a exclusão do perfil dele. Ele tinha idade maior do que a permitida e não fez a própria inscrição.
Também em 2010, usuários do site 4chan.org se organizaram para deturpar uma enquete --sem valor oficial-- que perguntava a que país Justin Bieber devia levar a turnê "My World". O objetivo era colocar a Coreia do Norte, país sob regime ditatorial, em primeiro lugar. A zoeira venceu.
PEGADINHA
Em maio deste ano, também no 4chan, usuários se mobilizaram para criar perfis falsos em sites de relacionamento e combinar encontros com solteiros no mesmo ponto da Times Square, em Nova York, no mesmo horário.
Os solteiros se amontoaram à espera de pretendentes. Como o local é filmado o tempo todo e exibido pela rede (em bit.ly/camerany), os autores da pegadinha puderam ver tudo ao vivo.

Nenhum comentário: