O Foursquare cresce no Brasil mesmo estando em solo infértil. "Nós não entendemos exatamente por que o Brasil está crescendo tão rápido, mas vamos continuar a dar suporte a esse mercado em um futuro próximo", disse Holger Luedorf, vice-presidente de dispositivos móveis e parcerias do Foursquare.
No país, o crescimento do acesso à rede social ainda esbarra em barreiras como o idioma local. "O produto ainda não foi localizado [traduzido para o português] no Brasil, o que é uma desvantagem normalmente, mas temos muitos usuários entusiasmados nesse mercado", diz Luedorf.
Também freia o acesso a necessidade de ter um smartphone com acesso rápido à internet para poder aproveitar da melhor maneira todas as funções do serviço.
Apesar disso, o executivo destaca que o Brasil é bastante experiente e interessado em questões relacionadas à internet, além de ser um país muito "social". "São dois aspectos que continuamente ajudam o nosso crescimento no Brasil", completa o executivo do Foursquare.
SUPERUSUÁRIOS
O Foursquare tem uma comunidade de superusuários, que agem por trás das cortinas para que o serviço continue funcionando em ordem. São eles que resolvem problemas como a duplicidade de venues (nome dado aos lugares cadastrados no site) e o ajuste das categorias de cada estabelecimento. Eles também são responsáveis por fazer edições que os usuários pedem para alguns locais.
A comunidade também existe no Brasil. "Lá no final de 2009, os primeiros usuários que começaram a dar muitos check-ins e a contribuir com novos lugares viraram superusuários", conta o publicitário Luiz Yassuda, um superusuário de nível 2 do Foursquare.
"Com o passar do tempo, os que estavam ajudando mais foram elevados para outras categorias", explica. Segundo Yassuda, as categorias variam de acordo com as permissões de edição que cada superusuário tem.
Para fazer parte da comunidade, é preciso ser um usuário ativo e fazer uma espécie de prova. "Fui avisado de que meu perfil e a prova seriam analisados", diz Yassuda. "Eram perguntas sobre como eu resolveria algumas situações que ocorrem no dia a dia do Foursquare."
No Brasil, a comunidade de superusuários tem suas singularidades. Eles montaram um grupo de discussão para debater as melhores práticas para cuidar do Foursquare no Brasil --uma iniciativa independente da empresa. "Temos muito trabalho limpando algumas coisas que os usuários fazem, e a comunidade ajuda bastante", conta Yassuda.
MUDANÇAS
O Foursquare está anunciando uma série de pequenas mudanças para aprimorar a experiência dos usuários do serviço.
Entre as melhorias está a possibilidade de fazer check-in em eventos, e não apenas em lugares. Em vez de fazer um check-in em um cinema, será possível anunciar aos seus amigos qual filme se está vendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário