sábado, 23 de julho de 2011

Acervo Folha conta a história da internet

A internet, que revolucionou as comunicações mundiais a partir do final do século 20, foi acompanhada pela Folha desde seus primórdios no Brasil, ainda antes que o cientista britânico Tim Berners-Lee desenvolvesse o primeiro site da world wide web, que completa 20 anos em agosto.
Além disso, o grupo que edita o jornal teve papel decisivo em sua implantação no país.
Esse pioneirismo da Folha pode ser constatado em uma consulta ao Acervo Folha (acervo.folha.com.br), site que oferece gratuitamente acesso à integra dos textos publicados pelo jornal desde sua fundação, em 1921.
O jornal foi um dos primeiros veículos do Brasil a dedicar um caderno semanal a computadores (antigo Informática, atual Tec), a partir de março de 1983 --em pleno regime militar e um ano antes de o governo federal instituir a polêmica reserva de mercado para a indústria brasileira do setor.
PASSO DECISIVO
Em novembro de 1984, a capa do caderno anunciava: "Pacotes de bits já dançam na rede da Embratel".
Era uma descrição algo poética da Renpac, rede comercial de transferência de dados que foi um dos ancestrais da internet no país.
O texto a descrevia como "rede digital que direciona finalmente o Brasil à quase sempre fantasiada sociedade informatizada".
Era apenas um começo, ainda tímido. Um passo decisivo para a rede seria dado no final dos anos 80, quando as universidades do Estado de São Paulo anunciaram a criação de uma "linha direta por computador com as principais instituições científicas do mundo" (15/4/1989).
As novidades se sucederiam vertiginosamente a partir da década seguinte.
Em agosto de 1990, a Folha abordava o início das operações de um "sistema eletrônico de comunicação" chamado BBS (Bulletin Board System), que permitia conexões via telefone através dos computadores pessoais e foi o antecessor imediato das ligações via internet.
Em outubro daquele ano o caderno Informática dedicava sua capa ao hoje disseminado conceito de "amizade virtual", então chamada de "amizade eletrônica" -pelo BBS, "os personagens anônimos promovem bate-papos sobre diversos assuntos, jogam xadrez e até mesmo namoram" (31/10/1990).
UOL E FOLHA.COM
Daí por diante, o jornal acompanharia de perto cada inovação tecnológica --e não apenas no suplemento originalmente destinado à cobertura da área.
Em maio de 1993, o caderno cultural Mais! dedicou uma página ao que viria a ser conhecido como e-book ("novas tecnologias revolucionam as possibilidades de leitura").
Em julho de 1994, o mesmo caderno consagrou toda uma edição à "superinfovia do futuro", explicando o que eram internet ("rede planetária sem centro e sem fronteiras") e e-mail ("correio eletrônico, o recurso mais usado da internet").
Com o início da operação comercial da rede no país, em 1995, o Grupo Folha se tornaria uma das maiores forças da internet brasileira.
Naquele ano, o jornal lançou o serviço FolhaWeb, embrião da atual Folha.com (9/7/1995).
Em abril do ano seguinte seria lançado em caráter experimental o UOL (Universo Online), principal portal de conteúdo do Brasil, que funcionaria como provedor de acesso a partir de agosto do mesmo ano.

Nenhum comentário: