quinta-feira, 28 de julho de 2011

Huffington Post e AOL buscam parceiros para negócio no Brasil

O blog americano de notícias Huffington Post, pertencente à AOL, está a procura de um parceiro brasileiro para ter operações no país.
Segundo a Folha apurou, uma equipe da AOL baseada nos Estados Unidos está fazendo o mapa do mercado nacional de mídia à procura de um sócio. A intenção é concluir o plano de negócios até o fim do ano e iniciar as operações conjuntas no máximo até o início de 2012.
Com 9.000 blogueiros, o Huffington Post foi adquirido no início do ano pela AOL por US$ 315 milhões. A união resultou em um grupo com mais de 115 milhões de visitantes únicos nos EUA.
A empresa considera primeiramente neste momento a associação a um grande grupo de mídia --dentro do limite de 30% de capital estrangeiro na sociedade, conforme permite a legislação brasileira.
Outra possibilidade é investir em empresa de pequeno porte, que servirá como parceira para o desenvolvimento de conteúdo local para o braço brasileiro do Huffington Post. O desenvolvimento de conteúdo para tablets é um dos grandes atrativos para o grupo.
Ainda segundo fontes próximas às negociações, os planos sobre a operação no Brasil foram manifestados diretamente por Tim Armstrong, presidente-executivo da AOL, e por Arianna Huffington, presidente do The Huffington Post Media Group, durante jantar no Festival de Publicidade de Cannes, na França, no mês passado.
Na ocasião, em que estavam presentes representantes de veículos e agências de comunicação brasileiros, os executivos tentavam entender o mercado nacional e a lógica do setor publicitário.
Em fevereiro, a executiva publicou um editorial em que declarou que um dos cinco objetivos para o ano era o lançamento de seções internacionais em seu site de notícias, "começando pelo HuffPost Brazil".
Procurado pela reportagem, o Huffington Post não respondeu aos pedidos de entrevista.
RETORNO DA AOL
Além de replicar o modelo de blogs de notícias característicos do Huffington Post, há a possibilidade do retorno da AOL ao Brasil.
A empresa de conteúdo, que fechou as portas em 2006 depois de sete anos de operações, poderia retornar ao Brasil com uma nova proposta, focada em conteúdo on-line.
Uma das apostas poderia ser a de canais de conteúdo patrocinado, em que os anunciantes podem, em vez de anunciar com banners, investir em notícias patrocinadas.

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