sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sincronização facilita edição de arquivos locais

Não faltam opções para quem deseja armazenar arquivos on-line. É possível, por exemplo, usar serviços de e-mail como o do Yahoo!, que oferece espaço ilimitado, ou adotar alternativas que funcionam como discos virtuais, como Amazon Cloud Drive, Google Docs ou Mozy. São boas escolhas para guardar dados que não precisam ser frequentemente modificados.
Para armazenar arquivos que são atualizados continuamente, porém, há serviços mais adequados, com opções de sincronização.
A sincronização permite manter cópias dos arquivos gravadas localmente, não apenas na nuvem.
Você pode, por exemplo, manter documentos sincronizados em seu desktop e em seu laptop. Ao modificar um arquivo no desktop, uma cópia atualizada dele é gravada também no laptop (e na nuvem, se você quiser). Assim, os dois computadores ficam com documentos iguais.
Como os arquivos são gravados localmente, você pode editá-los sem acesso à rede. A sincronização ocorre quando você volta a ficar on-line.
Outra vantagem é evitar o esforço de ter que baixar o arquivo manualmente, para então editá-lo e depois fazer o upload da versão atualizada.

Nenhum comentário: