terça-feira, 21 de junho de 2011

Reino Unido prende suspeito de pertencer a grupo de hackers LulzSec

A polícia britânica prendeu nesta terça-feira (21) Ryan Cleary, 19, suposto membro do grupo de hackers LulzSec, por suspeita de mau uso de computador e fraude.
A polícia apreendeu ainda "uma grande quantidade de material" na casa de Cleary, em Wickford, Essex, segundo o jornal "Daily Telegraph".
Em um post online, o grupo pareceu negar relação com Cleary. "Parece que o glorioso líder do LulzSec foi preso, está tudo acabado agora... espere... nós ainda estamos aqui."
A prisão ocorreu pouco depois de o LulzSec alegar na internet que obteve dados de todos os cidadãos consultados pelo Censo 2011 no Reino Unido e ameaçar publicar as informações.
"Nós estamos mantendo [os dados] sob sigilo, então não se preocupem com sua privacidade [até que nós terminemos de reformatá-los para divulgação]", acrescentou.
A ameaça foi publicada no site Pastebin.com, que já havia sido usado pelo LulzSec para publicar seus ataques. No post, o grupo de hackers diz que vai publicar os dados no Pirate Bay, um site de compartilhamento de arquivos.
O LulzSec surgiu pela primeira vez em maio e realizou vários "ataques distribuídos de negação de serviço" --um método praticado por hackers para reduzir a velocidade de um site ou mesmo tirá-lo do ar. Conhecido como DDoS (um acrônimo em inglês para Distributed Denial of Service), o ataque é uma tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis por meio de sobrecarga.
Entre os alvos destes ataques estão a Sony, a CIA, o Senado dos EUA e companhias de segurança ligadas ao FBI.
O Escritório Nacional de Estatísticas disse investigar a alegação. "Nós estamos trabalhando com nossos conselheiros de segurança e contratantes para estabelecer se há algo nesta denúncia", disse, segundo o jornal britânico.
Nesta terça-feira, o próprio LulzSec parecia negar o ataque ao Censo. "Não temos certeza que alegamos ter hackeado o Censo britânico ou onde este rumor começou, mas nós assumimos que seja porque as pessoas são mais estúpidas do que eu ou você."

Nenhum comentário: