A Lenovo anunciou nesta quarta-feira a compra da alemã Medion, um negócio que avalia a varejsita de eletrônicos em cerca de US$ 900 milhões, em meio à estratégia da companhia chinesa de se expandir em economias desenvolvidas.
A aquisição, a maior feita pela Lenovo desde que comprou os negócios de PCs da IBM há seis anos, ocorre quatro meses após a quarta maior marca de computadores do mundo assinar uma joint-venture com a NEC Corp para vender notebooks no Japão.
A Lenovo pagará 231 milhões de euros (US$ 340 milhões), ou 13 euros por ação, ao principal acionista da Medion, Gerd Brachman, para obter uma fatia de 36,6%, afirmaram as empresas em comunicado. A companhia também fará uma oferta condicional a todos os demais acionistas.
A notícia levou as ações da Medion a dispararem 19% em Frankfurt, enquanto as da Lenovo recuaram 3%.
A pressão sobre as margens vem forçando marcas de PCs a buscarem aquisições e fusões com rivais.
A Lenovo, que ao final do ano passado possuía US$ 3 bilhões em caixa, respondeu por 10% do mercado mundial de PCs no primeiro trimestre deste ano, acima dos 8,4% no mesmo período em 2010.
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