Nesta quarta-feira (1º), a Apple anunciou em San Francisco novos modelos
dos iPods shuffle, nano e touch e a próxima geração da Apple TV. A
assessoria brasileira confirmou a chegada e preço do shuffle e nano.
A Apple TV entrou em sua segunda geração, contando apenas com streaming
(transmissão imediata, sem precisar baixar nada) de conteúdo alugado.
O tocador portátil que sofreu mais mudanças foi o nano --ele está menor e
agora tem uma pequena tela sensível ao toque. O shuffle ganhou de volta
os botões que haviam sido removidos pela Apple na geração anterior do
aparelho e o touch agora tem câmera frontal para videochamadas, como o
iPhone 4.
A Apple anunciou ainda o iTunes 10, já disponível para download. Ele
inclui a nova rede social Ping, focada em música.
Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, afirmou que 120 milhões
dispositivos com o sistema operacional iOS, incluindo iPhone, iPad e
iPod, já foram vendidos. Isso representaria 230 mil dispositivos por
dia, segundo Jobs. Além disso, 200 aplicativos são baixados por segundo,
de acordo com o executivo-chefe.
A versão 4.1 do iOS será lançada na semana que vem. O 4.2 sairá em
novembro e será focado no iPad, disponibilizando impressão sem fio
controlada pelo dispositivo, além de melhorias no sistema multitarefa
(para utilizar vários programas ao mesmo tempo).
Segundo Jobs, a Apple já vendeu 275 milhões de unidades de iPods.
O novo iPod shuffle é menor, tem reconhecimento de voz e 15 horas de
autonomia de bateria, segundo a Apple. O preço anunciado é de US$ 49 (R$
86) para o modelo de 2 Gbytes.
A assessoria da Apple no Brasil confirmou que o modelo chegará no país
por R$ 229, daqui a aproximadamente duas semanas.
Já o novo iPod nano é 46% menor em relação ao anterior e conta com tela
sensível ao toque. É possível rotacionar a tela com os dedos e seis
cores estarão disponíveis. Os preços são US$ 149 (R$ 261) para o modelo
de 8 Gbytes e US$ 179 (R$ 314) para o de 16 Gbytes.
No Brasil, o iPod nano de 8 Gbytes custará R$ 549 e o de 16 Gbytes, R$
649. Ambos também devem chegar em cerca de duas semanas.
O novo iPod touch gravará vídeos em alta definição e terá bateria com
autonomia de 40 horas, segundo Jobs. Os preços são US$ 229 (R$ 401) para
8 Gbytes, US$ 299 (R$ 524) para 32 Gbytes e US$ 399 (R$ 700) para 64
Gbytes. As vendas começarão na semana que vem.
Jobs afirmou que o iPod touch é a plataforma número um para games no
mundo, estando com vendas à frente da Nintendo e Sony combinadas. Ele
conta com 50% de participação no mercado de jogos portáteis, segundo o
executivo-chefe.
Steve Jobs disse que 11,7 bilhões de músicas já foram baixadas pelo
iTunes, além de 450 milhões de episódios de TV, 100 milhões de filmes e
35 milhões de livros.
A segunda geração da Apple TV tem um quarto do tamanho da original e não
será mais possível comprar conteúdo, só alugá-lo e vê-lo por streaming
--o aparelho nem possui capacidade de armazenamento. O aluguel de filmes
em alta definição custará US$ 4,99 (R$ 8,70). Episódios de seriados da
ABC e da Fox, também em alta definição, custarão US$ 0,99 (R$ 1,74).
Haverá ainda suporte ao Netflix e ao YouTube.
Essa segunda geração custará US$ 99 (R$ 173), em vez dos US$ 229 (R$
401) da anterior e contará com controle remoto sem fio. As vendas
começarão no fim de setembro nos EUA, no Canadá, na Inglaterra e em
outros três países. Até o fim do ano o aparelho será vendido em outros
países, ainda não revelados.
Chris Martin, da banda Coldplay, fechou o evento cantando ao piano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário