O tempo que as crianças passam lendo livros por diversão diminui
conforme elas utilizam celulares e outros aparelhos de tecnologia móvel,
mas os e-books (livros digitais) podem trazê-las de volta à literatura,
de acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira.
O estudo, conduzido pelo grupo de mídia e educação Scholastic e pela
empresa de consultoria em pesquisa e marketing Harrison Group, também
concluiu que os pais estão preocupados que o maior acesso à tecnologia
pode limitar o tempo de leitura ou com a família.
Cerca de 40% dos pais acreditam que o tempo que as crianças permanecem
online ou utilizando dispositivos móveis reduziria o período gasto com
livros ou atividades físicas. Trinta e três por cento mostraram receio
de que a tecnologia leve as crianças a passar menos tempo com a família.
Porém, o estudo também descobriu que a tecnologia pode na verdade
estimular uma criança a ler. Das crianças pesquisadas, 57% disseram que
ficariam interessadas em ler no e-book.
Cerca de um terço das crianças disseram que leriam mais livros por
prazer caso os e-books estivessem a seu alcance. Mas 66% afirmaram que
continuariam a ler livros impressos mesmo com uma maior disponibilidade
do e-book.
Francie Alexander, vice-presidente acadêmica da Scholastic, afirmou em
comunicado que os resultados do estudo mostram que os e-books podem ter
um importante papel educacional.
"Se pudermos pegar um terço de todas as crianças, muitas delas leitoras
forçadas, para que gastem mais tempo lendo por prazer nos e-books, esse
tempo adicional gasto construindo fluência e vocabulário não só as
ajudaria a se tornarem mais proficientes na leitura, mas também as
auxiliaria a acompanhar textos mais complexos que elas encontrarão no
ensino médio e na universidade", disse ela.
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