sexta-feira, 24 de setembro de 2010

iPad vai virar multitarefa em novembro; leia teste

Era um computador muito engraçado, o iPad: não tinha câmera, não tinha multitarefa (capacidade de rodar vários programas ao mesmo tempo). Mas já vendeu mais de 3 milhões de unidades ao redor do mundo desde a sua chegada ao mercado, em abril deste ano.
A falta de câmera e outras queixas dos usuários só serão sanadas, quiçá, no próximo modelo a ser lançado pela Apple.
Porém a função multitarefa --já disponível no iPhone e no iPod touch- tem data para chegar ao iPad: novembro, quando os usuários poderão atualizar o sistema operacional do aparelho, o iOS, para a versão 4.2.
Na semana passada, a empresa liberou para desenvolvedores a versão beta do iOS 4.2 para iPad, à qual a Folha teve acesso.
COMO FUNCIONA
Para alternar de um programa para outro, basta pressionar duas vezes o botão principal.
Surgirá uma faixa horizontal na parte inferior da tela, onde estarão os ícones dos últimos aplicativos usados. Basta pressionar um deles para abrir o programa.


Com multitarefa no iPad, torna-se possível usar outros softwares enquanto se conversa no Skype ou em um mensageiro instantâneo, por exemplo, e ouvir música em um aplicativo de rádio on-line enquanto se navega na internet.
Desenvolvedores, porém, precisam atualizar seus aplicativos de iPad para que eles sejam compatíveis com multitarefa --é por isso que eles receberam a atualização antecipadamente.
Outra novidade bem-vinda é a possibilidade de organizar os aplicativos em pastas, uma forma prática de arrumar a bagunça de um iPad lotado de programas.
Com o iOS 4.2 também é possível imprimir documentos em impressoras ligadas a uma rede sem fio e --antes tarde do que nunca- localizar palavras dentro de uma página da internet.

Nenhum comentário: