O Brasil está entre os países que mais adotaram aplicativos de rede
social da Internet -- como Facebook e Twitter -- como ferramentas de
negócios, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.
Segundo um estudo feito pela fabricante de softwares McAfee em 17
países, empresas do Brasil, Índia e Espanha estão entre as que mais
adotaram as tecnologias conhecidas genericamente como Web 2.0, que
incluem redes sociais como Facebook e Twitter.
Nos 17 países, mais de 75% das empresas pesquisadas utilizam algum tipo
de software como Facebook ou Twitter nos seus negócios. Em Brasil,
Espanha e Índia, o índice superou 90%.
Três entre quatro empresas que utilizam ferramentas Web 2.0 afirmam que
estão conseguindo ganhar dinheiro com os aplicativos. No Brasil, nove em
cada dez empresas afirmam que estão lucrando com as ferramentas. O
mesmo índice foi registrado na Índia, Emirados Árabes Unidos e México.
Segundo o estudo da McAfee, o Brasil e a Índia foram os únicos países do
estudo onde as empresas disseram receber pressão do mercado para adotar
ferramentas como Facebook e
Twitter nos seus negócios. No Brasil, 58% das empresas pesquisadas
afirmam que seus consumidores ou clientes exigem aplicativos Web 2.0.
De acordo com a consultora brasileira em informática Vanda Scartezini,
citada no relatório da McAfee, o fato de os brasileiros "amarem
novidades e se adaptarem rapidamente a novas tecnologias" explica o
sucesso da Web 2.0 no país.
A analista de tecnologia Charlene Li, também citada no relatório,
destaca que o uso empresarial das ferramentas Web 2.0 reflete a
penetração das redes sociais nos países. Uma grande parcela de
internautas no Brasil e na Coreia do Sul, por exemplo, participam de
redes sociais.
FACEBOOK
Apesar de funcionarem como plataformas importantes de negócios, o estudo
sugere que os empresários não veem com bons olhos o uso de redes como
Facebook pelos seus empregados durante o horário de trabalho.
O Facebook é bloqueado por quase metade das empresas pesquisadas. Na
Itália e na Espanha, mais de 60% das empresas restringem o uso do
Facebook. Já no Brasil, Japão e Alemanha, menos de um terço das empresas
impõe restrições ao site.
A pesquisa afirma que as empresas de Índia e Brasil também estão entre
as mais preocupadas com os riscos de segurança e golpes na internet
através de aplicativos.
Segundo o estudo da McAfee, cada empresa brasileira perde, em média, US$
2,5 milhões devido a problemas de segurança relativo à Internet. O
valor é superado apenas pelo Japão, onde cada empresa perde em média US$
3 milhões.
O estudo foi encomendado pela McAfee à universidade americana de Purdue.
Os pesquisadores ouviram 1.055 empresários em 17 países diferentes, dos
setores público e privado.
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