Apesar dos maiores nomes da tecnologia se prepararem para enfrentar o
iPad, da Apple, analistas consideram que a melhor estratégia para eles
seria evitar um confronto direto com a empresa e se concentrarem em
nichos de mercado e produtos de baixo preço.
Um ano atrás, especialistas do setor estavam debatendo se existia um
mercado para um aparelho que ocupasse a lacuna entre laptops e celulares
inteligentes. Agora, Samsung Electronics e Research in Motion estão
entre os mais recentes adversários a responder ao aparelho da Apple.
O iPad atrai muitos compradores com sua interface enxuta e aplicativos
de música, vídeo e software. Executivos também podem utilizá-lo como
tela portátil para apresentações.
Antes da apresentação de um computador tablet pela RIM, fabricante do
BlackBerry, na semana que vem, os analistas estimam que a empresa e seus
rivais não conseguirão sucesso a não ser que ofereçam preços mais
baixos ou atendam a um segmento que a Apple tenha desconsiderado.
"Ainda não ouvimos nada sobre que potencial existe para além do trabalho
da Apple", disse John Jackson, analista da CCS Insight. "A próxima
história de sucesso nos tabletes envolverá uma empresa que não tente
enfrentar a Apple diretamente."
A RIM planeja lançar o BlackPad durante uma conferência com
programadores que começa na segunda-feira, de acordo com reportagem no
"Wall Street Journal". A expectativa é de que o aparelho tenha tela
sensível a toques de sete polegadas, menor que a do iPad, e ao menos uma
câmera.
O produto deve se conectar com a Internet por meio das redes WiFi de
curto alcance existentes em residências, escritórios e cafés. Excetuado o
Wi-Fi, a única outra maneira de conectar um BlackPad será atrelá-lo a
um celular BlackBerry, de acordo com a reportagem.
Alguns analistas dizem que o Samsung Galaxy é o rival mais preparado
para enfrentar o iPad, não só porque ele é um aparelho menor, como
porque --talvez o motivo mais importante-- a fabricante sul-coreana
formou parcerias com as quatro maiores operadoras norte-americanas de
telefonia móvel e com companhias de mídia que fornecerão programação
para seu serviço Media Hub.
Outros afirmam que a verdadeira batalha começará no próximo ano, quando
os rivais da Apple terão tido mais tempo para responder ao iPad, que
começou a ser vendido em abril. Apesar disso, para o Morgan Stanley, o
mercado de eletrônicos de consumo pode não dar uma segunda chance para a
RIM.
"Eles têm que ter sucesso logo de início. Eles não têm afeição
suficiente dos consumidores para vir com meio produto e então melhorá-lo
com o tempo. O mercado está caminhando muito rápido."
Nenhum comentário:
Postar um comentário