terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ações da Apple caem por rumores de saída de executivo; RIM também cai

As ações da Apple chegaram a cair até 5,6% nesta terça-feira por rumores de que o executivo número dois da empresa estaria de saída para a HP.
O papel acabou reduzindo a perda para cerca de 1% depois que analistas descartaram a especulação.
Informações não confirmadas publicadas na Internet afirmam que Tim Cook, considerando o sucessor de Steve Jobs na presidência da Apple, estaria deixando a empresa para suceder Mark Hurd como presidente-executivo da Hewlett-Packard.
O analista Colin Gillis, do BGC Partners, assim como muitos outros colegas que acompanham a Apple, duvidou que Cook esteja de partida para a HP. O número dois da Apple é visto como o favorito para assumir o posto de Jobs na criadora do iPhone.
"Não esperamos que isso aconteça. O que quer que Tim deseje obter na HP, ele pode conseguir na Apple. Steve Jobs não será o presidente para sempre", disse Gillis.
Representantes da Apple e da HP preferiram não comentar o assunto.
RIM
As ações da Research in Motion também caíam nesta terça-feira, em 3,4%, pressionadas por preocupação sobre o lançamento do computador tablet da empresa fabricante do BlackBerry, o PlayBook.
A RIM revelou o aparelho no final da segunda-feira, apresentando o produto como um rival do iPad, da Apple, e de um crescente número de aparelhos no segmento.
Apesar dos analistas terem elogiado o tamanho compacto do aparelho, eles afirmaram que a data de lançamento do PlayBook, marcada para o início de 2011, vai tornar mais difícil o trabalho de capturar parte do mercado consumidor que a Apple já domina.
"Se você está otimista sobre a RIM, iria querer que o tablet viesse antes do Natal", disse Jane Snorek, analista de tecnologia do First American Funds.
O mercado para tablets, aparelhos com tela sensível ao toque maiores que um celular inteligente, mas menores que um laptop, ficou mais disputado desde que a Apple lançou o iPad em abril. Samsung e Dell já mostraram seus produtos nos últimos dois meses e os observadores da indústria ainda aguardam por lançamentos da Hewlett-Packard e Toshiba.
Matt Thornton, analista da Avian Securities, também criticou a data de lançamento do PlayBook, mas disse que a queda na ação da RIM não é surpresa, considerando a alta de 7% do papel da empresa antes do anúncio do produto.

Nenhum comentário: